Quarta-feira, 17 de outubro de 2018
:
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Diversas Aumentar a letra    Diminuir a letra
Hidrovia liga região Centro-Oeste ao Porto de Santos  

09/11/2017 - O Porto de Santos atende a 16 dos 27 estados do Brasil, além do Distrito Federal. Para isso, as cargas com origem ou destino nessas regiões contam com rodovias, ferrovias e, principalmente, rios para seu transporte. Em relação à malha fluvial, o destaque fica por conta da Hidrovia Tietê-Paraná, via de navegação com uma extensão atual de 2,4 mil quilômetros, sendo 1,6 mil no Rio Paraná e 800 no Rio Tietê.

Esses dois rios têm percursos estratégicos para o comércio exterior. O Paraná tem seu leito navegável desde São Simão (Goiás) até a Usina do Itaipu (PR). Nesse trajeto, divide os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo e o Paraná do Paraguai. O Tietê o completa, nascendo no centro paulista e desaguando no próprio Paraná.

Na cadeia de negócios do Porto de Santos, a hidrovia atende principalmente os produtores agrícolas dos estados da Região Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) e de parte de Minas Gerais, Rondônia e Tocantins.

A navegação na hidrovia é feita principalmente com eclusas, elevadores hidráulicos instalados ao lado das quedas dos rios, permitindo que um navio passe de um nível ao outro.

O transporte de cargas é feito por barcaças, que são balsas tradicionalmente sem sistema de propulsão. Nesses casos, há a necessidade de serem empurradas por rebocadores.

Esse meio de transporte se mostra estratégico para movimentar cargas em longas distâncias (superiores a 600 quilômetros). Nessas condições, comparado com rodovias e ferrovias, consome menos combustível e emite menos poluentes por tonelada movimentada por quilômetro percorrido - tem maior eficiência energética e é mais ecológica. Também apresenta menor ruído e registra um número inferior de acidentes.

Outra característica operacional da hidrovia é seu relativo baixo custo. Novamente considerando cada tonelada movimentada por cada quilômetro, seus gastos são aproximadamente a metade dos de uma ferrovia e quase um terço dos de uma rodovia.

Desde o início do século, a Hidrovia Tietê-Paraná mais que quintuplicou sua movimentação de cargas - principalmente soja, milho e açúcar para serem embarcadas em Santos. Em 2000, escoou um total de 1,7 milhão de toneladas. No ano passado, chegou a 8,74 milhões de toneladas.

08/11/17
Fonte: A Tribuna
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
17/10/18 - Atividade econômica registra terceiro mês seguido de crescimento
  - Logística: ANTT reajusta tarifas de pedágio na BR-163 em 2,18%
  - Alta nos combustíveis pressiona inflação ao consumidor no IGP-10 de outubro
  - Consumo de adubos no Brasil deve crescer 2,8% e atingir recorde em 2018, diz FCStone
  - Ruralistas já indicam nomes para Agricultura
  - Senado aprova medida que altera renegociação de dívidas rurais
  - Qualidade das rodovias melhora, mas mais da metade tem problemas
  - Oferta e exportações de milho deverão crescer em MT
  - FGV: IPC-S desacelera em 6 de 7 capitais avaliadas na 2ª quadrissemana de outubro
  - Mercado de milho deve experimentar novos momentos de alta nos próximos meses
16/10/18 - Anda: volume de entregas de fertilizantes sobe apenas 0,3% em setembro
  - Greve dos caminhoneiros tirou 1,2 ponto porcentual do PIB de 2018
15/10/18 - Defensivos: engenheiros agrônomos poderão formular receitas de aplicação
  - Agro faz porto de Paranaguá registrar recorde de movimentação em setembro
11/10/18 - Mais apertos para os pobres
  - Movimentação de cargas em Paranaguá atinge 5 mi t em setembro, puxada por soja
  - Porto de Paranaguá tem maior movimentação para o mês de setembro
10/10/18 - Empresas pedem que ANTT adie regulamentação de multa por descumprimento da tabela de frete
25/09/18 - Porto de Santos é pouco citado em planos de governo de presidenciáveis
19/09/18 - Indefinição sobre frete deve estimular uso de hidrovias e ferrovias para escoar produção agrícola de
  MS, diz secretário
18/09/18 - Ferrovia corresponde a quase 90% das exportações do Porto de Itaqui
08/08/18 - Hidrovias são alternativa mais barata, mas pouco utilizadas para levar produção
26/06/18 - SNA defende ampliação de ferrovias e programa de contingência para o agro
26/03/18 - O agro da porteira para fora
15/03/18 - Hidrovias do Brasil inicia transporte rodoviário de MT a Miritituba (PA)
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Hidrovia liga região Centro-Oeste ao Porto de Santos
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário:
 
 
A UDOP

• Associadas
• Associe-se
• Estrutura Administrativa
• Nossa História
• Missão, Visão e Objetivos
• Troféu da Agroenergia
• Serviços Prestados
• Vídeo Institucional
• Apoio Cultural
• Contatos
Institucional

• Comitês de Gestão
• Convênios e Parcerias
• Legislação
• Sustentabilidade
UniUDOP

• A UniUDOP
• Agenda
• Aulas/Palestras
• Comitês de Gestão
• Congresso Nacional da Bioenergia
• Pós-Graduação
• Qualifica
• Seminário UDOP de Inovação
• Apoio Cultural
Imprensa

• Agência UDOP de Notícias
• Últimas Notícias
• Fórum de Articulistas
• Galerias de Fotos
• Mídias Sociais
• RSS
• TV UDOP
• Apoio Cultural
• Contatos
Dados de Mercado

• Boletins
• Comércio Exterior
• Consecana
• Cotações
• Indicador - Açúcar
• Indicador - Etanol
• Produção Brasileira
Serviços

• Biblioteca Virtual
• Bolsa de Empregos
• Bolsa de Negócios
• Calendário de Eventos
• Guia de Empresas
• Índice Pluviométrico
• Pesquisas UDOP
• Previsão do Tempo
• Usinas/Destilarias
Mapas

• Usinas/Destilarias
• Bacias Hidrográficas
UDOP - União dos Produtores de Bioenergia
Praça João Pessoa, 26 - Centro - 16.010-450 - Araçatuba/SP - tel/fax: +55 (18) 2103-0528

2012 - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento:
/