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Em quatro capitais grandes estruturas precisam de reparos, diz estudo  

08/02/2018 - O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia concluiu que quatro capitais estaduais têm estruturas semelhantes que precisam de reparos.

O estudo avaliou 22 viadutos e pontes em Salvador, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte. Um dos problemas mais graves é na ponte sobre o rio Camarajipe, na capital baiana. Há ferragens expostas, concreto soltando.

"Evidência da preocupação, da falta de manutenção clara e da falta de necessidade constante dessas verificações. Não só na parte superior, mas, também, na parte inferior, onde as pessoas normalmente não estão vendo", afirma o coordenador da pesquisa, Federico Correia.

O governo da Bahia afirmou que as obras de ampliação e recuperação da ponte já começaram e devem ser concluídas no primeiro semestre de 2018. Foram encontrados problemas também em outras quatro obras viárias de Salvador. A prefeitura da cidade declarou que até o fim de fevereiro fará uma licitação para recuperar os problemas.

Em Goiânia, onde as construções são relativamente mais novas, entre as seis estruturas analisadas, algumas têm ferragem à mostra, corrosão, concreto soltando, trincas. A prefeitura diz que faz monitoramento e as correções necessárias. E que os locais não oferecem risco à população.

Em todos os seis viadutos avaliados na capital mineira, foram encontrados problemas. "Nunca vi manutenção. Nesse viaduto, eu nunca vi. Eu moro desde 1990 em Belo Horizonte", conta um morador.

Em um viaduto, as juntas de dilatação já estão bem desgastadas. As manchas brancas na parte de baixo são sinal de infiltração. A água que vem da pista rega até um pé de mamão.

Segundo os engenheiros que fizeram o estudo, a maioria dos problemas encontrados nesses viadutos poderia ser evitada se a manutenção tivesse sido feita no tempo certo. Em um deles, por exemplo, é possível ver muitas ferragens expostas na mureta de proteção. Uma parte foi até pintada, mas o problema continua.

"Se você não tem uma manutenção constante, essa vida útil é diminuída. Se você faz uma manutenção preventiva, você tem um custo muito menor para a recomposição desse viaduto", afirma Frederico Correia.

Na maior cidade do país, o número de problemas foi menor. Mesmo assim, em São Paulo tem viaduto sem a grade de proteção e, em um deles, é difícil para o pedestre transitar.

A Prefeitura de São Paulo declarou que está realizando duas licitações para a manutenção de 33 pontes e viadutos e que também vai recuperar a passarela de pedestres ainda no primeiro semestre.

A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que tem feito obras de melhorias em todos os viadutos citados pelo estudo.

Confira o vídeo da matéria que foi exibida ontem (07), pelo Jornal Nacional, clicando aqui.

07/02/18
Fonte: Jornal Nacional
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