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Gasolina: conheça o processo para a fabricação do combustível  

01/03/2018 - Pense no barril de petróleo como uma cesta cheia de peças de um quebra-cabeça. Todas elas são feitas do mesmo material (moléculas de carbono e hidrogênio), mas têm tamanhos e formas diferentes. E é justamente o tamanho e a forma de cada uma que determinam se essas peças vão ser usadas para formar gás de cozinha, asfalto para pavimentar as ruas da cidade ou litros de gasolina ou óleo diesel.

Tudo começa com a separação física das peças do quebra-cabeça por meio do aquecimento do petróleo na refinaria, em um processo chamado destilação atmosférica. Como o tamanho dos hidrocarbonetos é diferente, os pontos de ebulição de cada material também não são iguais. A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente.

Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna. Placas em diferentes alturas recolhem cada um dos produtos separadamente. O mais famoso deles é justamente a gasolina.

Mas nenhum carro no país é abastecido apenas com essa gasolina que sai da refinaria, denominada "gasolina A". O combustível que chega aos postos contém 27% de etanol anidro, volume obrigatório por lei para as gasolinas comuns.

O material passa, então, a ser chamado de "gasolina C". Mais do que estimular o uso de energias renováveis, a adição de álcool à gasolina é feita para garantir que a mistura de ar e combustível no motor não exploda.

Samuel Lima
Fonte: Revista Galileu
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