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Veículo com motor V8 é destaque da Scania no Seminário UDOP de Inovação  

05/11/2018 - Com alto torque e 620 cavalos, a maior potência fabricada no Brasil, modelo apresentado pela marca é ideal para o transporte cana

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, apresenta o R 620 6x4, equipado com motor V8. O caminhão atende os segmentos canavieiro, de grãos, insumos agrícolas e de produção rural.


Circulação dentro e fora de estrada

O R 620 6x4 faz parte de uma nova fase dos motores V8. O Scania R 620 6x4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento.


Mais desempenho em campo

"Após estudos completos, a Engenharia Scania chegou à conclusão de que o motor V8 seria o ideal para aplicações de cana-de-açúcar, devido aos grandes esforços deste tipo de operação severa", explica Emilio Fontanello, engenheiro da área de Pré-Vendas da Scania.

Formado por quatro cilindros de cada lado, num total de 8, o trabalho é melhor distribuído. A potência de 620 cavalos é superior para atender às condições de trabalho, pois a Scania tem como padrão fornecer veículos com reserva de potência e torque, para maior longevidade e durabilidade do propulsor.

Os motores de alta potência e alto torque V8 são construídos com pistões na disposição em "V", estrutura que agrega mais durabilidade dos componentes. Um benefício obtido em razão da acomodação das peças, que também permite uma melhor lubrificação e arrefecimento do bloco. A arquitetura ainda possibilita três diferenciais: a árvore de manivelas curta gera uma menor torção e consequente aumento de vida útil; o bloco em V, que melhora a passagem de ar e proporciona um arrefecimento mais perfeito; e os 8 cilindros, importantes reforços para diminuir a potência gerada na cabeça do pistão, na busca por uma melhor mistura ar/combustível.

O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000Nm, já entre 1.000 a 1.400 rpm, e confere à Scania o título de maior potência e força dentre os concorrentes fabricados no Brasil.

O Scania R 620 6x4 tem um desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, com aclives e declives constantes, carregado total ou parcialmente. Nessas condições de solo, o motor V8 tem facilidade para manter o bom desempenho, a velocidade média constante em subidas e também em baixas rotações de torque. O resultado é a diminuição do número de trocas de marchas, do tempo de viagem e do consumo de combustível.

O controle de tração é mais inteligente. O recurso constantemente faz a leitura da rotação das rodas efetuando a devida correção quando detecta que está havendo patinação. Dessa forma, há um controle mais suave do deslocamento do veículo e menos desgaste dos pneus.

O modelo chega com algumas alterações para o desempenho ideal, como o sistema de filtragem de ar do motor específico para a aplicação fora de estrada, instalado na traseira da cabine. Essa é uma estrutura inédita para a aplicação. Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado.

A oferta de itens de série contempla caixa totalmente automatizada Scania Opticruise, freio auxiliar Scania Retarder e Driver Support, um instrutor digital que auxilia o motorista a alcançar uma condução mais eficaz. Mais alterações estão na parte externa, com mudanças na suspensão metálica e no para-choque em aço.

Fonte: Assessoria de Comunicação Scania
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