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Navio movido a energia elica, e outras tecnologias, o futuro chegou  

07/02/2019 - A ltima novidade na rea nos chegou atravs do site francs,www.curioctopus.fr, que trouxe matria sobre o `barco Tesla, um porta contineres para navegao interior (rios e canais). Os modelos em construo tm dimenses diferentes: os menores tero 52 metros de comprimento e 6,7 metros de largura, os maiores tero o dobro do comprimento (110 metros) e entre 11,45 e 14,2 metros de largura, enquanto sua capacidade de carga de 24 a 280 contineres. Mas ateno, chegamos a modernidade nos mares, atravs do navio movido a energia elica.


Um exemplo da performance do `navio Tesla

Para dar apenas um exemplo, a rota Campine - Anturpia (que tambm feita por canais) poder substituir os 23.000 caminhes na estrada a cada ano. Os navios cargueiros sero alimentados por baterias que sero alimentadas por energia solar e elica atravs de acordos com empresas que operam perto dos portos onde os barcos sero atracados. Ali eles podero ser recarregados e ter sua carga substituda.


A vela perdendo espao nos mares

Depois que os Clippers perderam sua onipotncia, substitudos pelo motor a vapor h quase 200 anos, os mares perderam a poesia das velas, e os navios comearam a poluir queimando combustveis fsseis. Do carvo que movia as caldeiras, passaram para o diesel dos motores a exploso. muito tempo e muita sujeira. Hoje a frota mundial considerada extremamente cara e poluente. Por qu?

Porque...


Navios queimam leo pesado, no muito refinado

Os grande navios queimam leo pesado, combustvel que no muito refinado, com alto teor de enxofre. Ele produz uma grande quantidade de xido de enxofre e compostos de xido de azoto quando queimado.

-O que quer dizer isso?

-Significa que a emisso de CO2 de um grande navio equivale a mais de 83 mil automveis.

-Um grande navio, igual 83 mil carros?

-Pois . Como existem 100.000 navios, a frota naval mundial polui tanto quanto 830 milhes de automveis.

-Caramba!

- por isso que a novidade bem-vinda. E outras novidades esto surgindo todos os dias. Vem a o%6


...Navio movido a energia elica

Para o site marineinsight.com, "como a indstria naval marcha para a era dos rigorosos regulamentos ambientais e a economia de baixo carbono, companhias de navegao e organismos do setor esto gastando quantidade considervel de recursos para pesquisar a tecnologia do navio verde, vivel; ela seria sucesso no s ao ao impulsionar navios, mas satisfaria a crescente exigncia de normas ambientais".

O phys.org vai pelo mesmo caminho: "mais de 200 anos depois que o primeiro navio a vapor comeou a cruzar o oceano, a energia elica encontra o caminho de volta para as rotas martimas".


Sem velas cruzando o horizonte...

Sem velas cruzando o horizonte, os mares ficaram mais tristes. Deixaram pra trs uma imagem romntica, nostlgica e elegante. Ao menos o vento de ontem continua a ser o mesmo combustvel de hoje. S que as velas mudaram de forma.


Velas de rotor

"A empresa de transporte martimo global Maersk programa instalar "velas de rotor" para um de seus petroleiros, como uma forma de reduzir os custos de combustvel e emisses de carbono. A empresa por trs da tecnologia, a Norsepower, finlandesa, diz que este o primeiro sistema de retrofit de energia elica num petroleiro".


O assunto mexe com a indstria naval. Ningum escapa...

O ecomarinepower.com, de fevereiro de 2017, apresenta exultante: "em cooperao com empresas e tecnologia e vrios parceiros de transporte, a Eco Marine Power (MTR) tem o prazer de anunciar que detalhou o estudo sobre a aplicao prtica das `EnergySail e Aquarius MRE Begun. O estudo ir abranger os aspectos de engenharia instalando ou o EnergySail ou a soluo Aquarius MRE em vrios navios. Em seguida faremos comparaes sobre consumo de leo combustvel, emisses de CO2, e poupana alcanada".

A empresa apresenta o desenho do futuro navio...


O Efeito Magnus e os jogadores de futebol, os bons!

-Olha, essa tecnologia dos cilindros rodando nem to nova. Surgiu em 1922 mas foi logo abandonada. O engenheiro alemo Anton Flettner foi o primeiro a us-la em navios.

-Que efeito esse?

-Sabe quando um jogador de futebol chuta a bola e ela faz uma curva? esse efeito, a mesma coisa. Em outras palavras "o Efeito Magnus o fenmeno pelo qual a rotao de um objeto altera sua trajetria em um fluido (lquido ou gs)".

-Aproveitamos pra lembrar que Cousteau usou a mesma tecnologia em seu segundo barco...

O ecomarinepower vende seu peixe: "algumas aplicaes ideais para o uso de energia elica e solar incluem barcos de cruzeiro, catamars tursticos, navios de pesca, navios de abastecimento offshore, navios de pesquisa, navios petroleiros, navios de carga, de patrulha e navios de passageiros".

-Ou seja, todo tipo de barco...

E no so s estes. H vrias modalidades em teste. A vela rgida, que se move automaticamente para captar mais vento, uma delas. Recentemente o maior navio a us-las foi anunciado.

A tecnologia do kite outra possibilidade. Ela move o navio para a frente, reduzindo a carga sobre o motor e diminuindo o consumo de combustvel


gua de lastro e poluio

-Mas ainda tem o problema da gua de lastro, serssimo pro meio ambiente. Veja o que aconteceu com o mexilho dourado, contaminou rios das bacias do Prata ao So Francisco, e dizem que chega ao Amazonas.

- Vem a os navios cujos tanques de lastro tero um fluxo constante de gua interna. O navio vai pegando esta gua onde estiver, ela passa pelo casco e sai do outro lado...

O marineinsight.com explica: "este um design promissor para bloquear organismos e encerrar todos os requisitos para equipamentos de esterilizao caros, como filtros, irradiao ultravioleta, biocidas qumicos e outras tecnologias. Ele cria um fluxo constante de gua do mar local atravs de uma rede de troncos, que vo do arco para a popa, abaixo da linha de gua, reduzindo assim o potencial alado de gua contaminada pelo oceano".


O Eco-Navio

O marineinsight.com diz que "o Eco Ship 2030, da NYK, um conceito audaz. Levar a construo de navios modernos para um nvel totalmente novo. Respeitando todos os tipos de tecnologias ecolgicas que voc pode pensar, o Eco Ship 2030 funcionar com tecnologia de clula de combustvel, juntamente com clulas de energia solar e velas de vento. Um navio verde no pode ser melhor do que isso".


O primeiro a usar os motores e a garantia: 25% menos combustvel

Quem explica a wikipedia: "o fabricante alemo Enercon de turbinas elicas lanou e batizou um novo navio a rotor, o E-Ship 1, em 2 de agosto de 2008-.

"O navio faz transporte de cargas ao redor do mundo. Em 29 de julho de 2013, a Enercon produziu um comunicado imprensa afirmando um potencial de "economia de combustvel operacional de at 25% em relao a navios de carga convencionais do mesmo tamanho", depois de testes atravessando 170,000 milhas martimas".


Navio eltrico e sem tripulao?

O site sputniknews.com trouxe mais uma boa nova: um novo navio cargueiro porta-contineres est sendo construdo na Noruega por duas empresas. O navio cargueiro eltrico, para transporte martimo de curta distncia, ser posto em funcionamento em 2018. No incio, uma tripulao ainda estar presente mas, em 2020, o navio passar para funcionamento autnomo (caso obtenha as autorizaes necessrias).

O site diz ainda que "espera-se que o chamado "Tesla dos mares" seja tripulado a partir de um centro de controle a bordo durante as primeiras viagens. Depois ser controlado de forma autnoma via GPS. As possveis colises sero evitadas usando uma combinao de sensores".

O mais importante, por ser eltrico, suas emisses sero iguais a zero.

*Texto extrado do blog Mar Sem Fim.

22/11/18
Joo Lara Mesquita

Fonte: O Estado de S. Paulo
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