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Piau planeja construir o primeiro porto do estado aps 40 anos de obras paradas  

12/02/2019 - O governo do Piau planeja retomar em 2019 um projeto que se arrasta h quase 40 anos: a construo do porto de Lus Correia, que promete ser o primeiro do estado.

As obras comearam nos anos 1980, e o estado j deixou cerca de R$ 500 milhes no empreendimento, nunca finalizado. A ltima tentativa de concluir o porto ocorreu em 2008, mas, aps suspeitas de irregularidades, o projeto foi novamente abandonado.

Hoje, parte da estrutura persiste no local, a cerca de 350 quilmetros da capital Teresina. A previso que outros R$ 258,3 milhes sejam necessrios para terminar a obra.

O Piau o nico estado litorneo do Brasil que no possui um porto.

O governo do estado acaba de concluir estudos que comprovam que o empreendimento vivel, do ponto de vista tcnico e de demanda, segundo Viviane Bezerra, superintendente de parcerias e concesses do estado.

Agora, diz ela, falta atrair empresas interessadas em usar o novo porto -que fica entre os portos de Itaqui, no Maranho, e de Pecm, no Cear.

"Vamos fazer a prospeco comercial, e temos visto empresas interessadas", afirma.

A prioridade atrair transporte de gado vivo nos terminais, segundo os estudos de viabilidade do projeto, que identificam um "cinturo" de estados produtores que teriam fcil acesso ao porto: Par, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Gois e Minas Gerais.

H tambm a expectativa de atrair transporte de cargas de gros, frutas, equipamentos de energia eltrica, entre outros, diz Bezerra.

"Existe um problema de escoamento dos produtores de soja do sul do estado para o porto de Itaqui, porque eles tm que passar por balsa para chegar ao Maranho. H uma queda na produtividade por conta disso."

A soja foi o principal produto exportado pelo Piau em 2017, segundo dados do governo federal. O produto respondeu por 78,24% do vendido ao exterior.

Outro exemplo mencionado a importao de trigo e arroz, que enfrenta problemas de logstica nos terminais maranhenses. "As cargas levam quase 17 dias para desembarcar", diz ela.

Outro facilitador ao projeto seria a ZPE (zona de processamento de exportao) do estado, localizada a 15 quilmetros do porto. A ideia que empresas alojadas no distrito industrial, que conta com isenes de impostos e vantagens administrativas, usem os terminais.

As estradas de acesso ao porto no devero ser um gargalo ao desenvolvimento, afirma Bezerra. "A malha nova. O problema no infraestrutura viria."

A estimativa dos estudos que o projeto tenha uma taxa de retorno interna de aproximadamente 9,5%. Alm do investimento de R$ 258 milhes necessrio, calcula-se um gasto anual de R$ 7,66 bilhes com mo de obra e despesas gerais de manuteno.

Para contornar o principal desafio -encontrar interessados nos terminais-, o governo planeja um "roadshow" nos prximos dois meses, dentro e fora do pas.

Caso seja bem sucedido, o governo dever levar licitao a concesso do porto. A ideia que o vencedor termine a obra e se torne operador do empreendimento, podendo arrendar terminais a essas empresas interessadas.

Entre maio e junho, Bezerra j espera que essa licitao esteja estruturada e possa ser levada a consulta pblica, uma das etapas do processo.

O projeto faz parte de um momento dos estados de, diante da crise fiscal, buscar parceiros privados para viabilizar seus projetos, afirma Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib (Associao Brasileira da Infraestrutura e Indstrias de Base).

"No caso do Piau, em que o governo [do petista Wellington Dias] foi reeleito, h um programa sendo estruturado h tempos", afirma.

O estado tem um pacote de desestatizaes com 32 projetos, dos quais dez j esto encaminhados -entre eles, o porto de Lus Correia.

Tas Hirata
Fonte: Folha de S. Paulo
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