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Toyota lanar carro hbrido com motor flex no Brasil at o final do ano  

12/02/2019 - A Toyota vai lanar o primeiro carro hbrido com motor flex no Brasil no ltimo trimestre deste ano. A confirmao foi feita pelo presidente-executivo da montadora na Amrica Latina, Steve St. Angelo, nesta tera-feira (12), em So Paulo.

O executivo no confirmou qual modelo ser o responsvel por estrear a tecnologia. O favoritssimo ao posto o sed Corolla, cuja nova gerao chega tambm neste ano.

Desde o incio do ano passado a fabricante japonesa testa um Prius com a tecnologia que usa um motor eltrico e outro a combusto, que pode ser abastecido com gasolina ou etanol.

Todos os indcios apontam para o Corolla pelo simples fato de j ter sido apresentada no exterior a verso hbrida desta nova gerao do sed. Ela traz o mesmo conjunto mecnico do Prius, um motor 1.8 a combusto e outro eltrico. Somados, eles entregam 122 cavalos.

Alm disso, a Toyota j prepara a fbrica de Indaiatuba (SP) para produzir a nova gerao do Corolla. O local recebeu R$ 1 bilho em investimentos, anunciados em setembro ltimo.

Ou seja, futuramente, a montadora dever ter outros modelos com a tecnologia, alm do novo Corolla e do Prius, que importado.

Alm disso, a fbrica de motores de Porto Feliz (SP) tambm vai produzir o motor hbrido, mas com a maior parte dos componentes vinda do exterior, j que os fornecedores locais ainda no dispem dessa tecnologia.


Incerteza sobre SUVs

Mas a Toyota diz ainda estudar possibilidades para a entrada no segmento de SUVs menores do que o RAV4, o segmento mais disputado dos ltimos anos. uma das poucas marcas entre as que mais vendem no Brasil que est fora dele.

A montadora muito cobrada por clientes e concessionrios para entrar nessa categoria. "Estamos brigando (para ter o SUV)", afirmou Chang. "Eu brinco com o Steve que eu no saio daqui enquanto o Brasil no tiver."

Steve St. Angelo diz que seu "sonho" ter SUVs derivados dos atuais produtos da marca, como Etios, Yaris e Corolla.
Segundo ele, atualmente, a empresa no tem capacidade produtiva para implantar novos produtos nacionais. "Estamos com a produo no limite", explicou. Sorocaba e Porto Feliz j operam em 3 turnos e seria necessrio um novo investimento para expandi-las.

A importao continua sendo uma possibilidade.


Podamos ser nmero 1

Recentemente, a montadora tem brigado para se firmar entre as 4 maiores do pas em vendas. Em 2018, os japoneses ocuparam a stima colocao, cerca de 25 mil automveis e comerciais leves (picapes e furges) abaixo da Ford, a quarta colocada. A General Motors continua lder, com a Chevrolet.

"Podamos ser o nmero 1 agora porque eu sei jogar esse jogo", disse St. Angelo.
"Mas nosso carros tm um valor de revenda fantstico. Ns gerenciamos nosso preo, nos preocupamos com um crescimento sustentvel e que os nossos concessionrios ganhem dinheiro", explicou.

"Na crise, no demitimos uma s pessoa. Ns tambm tivemos que fechar (temporariamente) fbricas, mas aproveitamos esse tempo para treinar os funcionrios. A qualidade no caiu."

Para o executivo, o crescimento deve ser sustentvel: "Se voc cresce rpido demais, cai rpido demais tambm."


Lucro ou prejuzo?

Questionado sobre se a operao da Toyota no Brasil lucrativa, Rafael Chang disse "que poderia ser melhor".

O assunto est em destaque desde que a GM anunciou que vive um momento crtico aps seguidos prejuzos no pas, apesar da liderana nas vendas. A montadora, no entanto, no divulga esses dados. Nem a Toyota.

"Estamos fazendo um monte de dinheiro? No. Estamos pagando nossas contas? Sim", respondeu St. Angelo. "Se no vissem potencial, no me deixariam investir cerca de R$ 3 bilhes aqui."
Alm de R$ 1 bilho para a modernizao da fbrica do Corolla, a Toyota aplicou mais R$ 1 bilho para fabricar o Yaris hatch e sed na fbrica de Sorocaba e R$ 600 mil para Porto Feliz, em 2016 e 2017.

Luciana de Oliveira
Fonte: Auto Esporte
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