União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Previsão do tempo para março: veja como será o clima durante o mês
Precipitações devem ser abaixo da média em boa parte do país, mas tempestades podem acontecer devido ao El Niño ainda ativo
Publicado em 01/03/2024 às 07h39
Foto Notícia
Março será marcado pelo fim do verão, que se encerra no dia 20, e também pela continuidade do enfraquecimento do El Niño, que deve atingir a neutralidade entre abril e junho, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA na sigla em inglês).

Apesar de perder forças, o clima segue sob influência direta do fenômeno, afirma Nadiara Pereira, meteorologista do Agroclima. A tendência é de chuva abaixo da média em grande parte das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, sendo mais pontuais na Região Sudeste.

É possível observar no mapa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as áreas em amarelo onde deve chover menos e as áreas em azul claro onde deve chover pouco acima do padrão. Veja:

Algumas das áreas que terão chuva acima da média são: Amazonas, Acre, Pará, Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Impactos no campo

Muitas regiões produtoras do Matopiba (que engloba áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Centro-Oeste devem ter chuva abaixo da média, o que pode restringir o desenvolvimento de parte das lavouras de primeira safra e reduzir o ritmo de plantio do milho segunda safra.

Nas regiões Sul e Sudeste, a tendência é de chuva acima da média, que deve manter os níveis de água no solo elevados. Isso pode favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra, além da colheita de parte das lavouras.

Porém, a especialista do Agroclima ressalta que essas chuvas, por vezes podem ser em forma de tempestades, já que a atmosfera está aquecida sob influência do El Niño, especialmente na região Sul.

Segundo a avaliação da Nottus Meteorologia, não haverá grandes interrupções nas colheitas da safra de verão durante o mês no Sudeste e Centro-Oeste. “A exceção fica por conta do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais, onde deve chover bastante”, diz o boletim.

Por outro lado, no Rio Grande do Sul e na faixa oeste do Paraná e de Santa Catarina, há possibilidade de chuva abaixo da média, o que pode causar restrição hídrica nas lavouras e afetar o desenvolvimento dos cultivos em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica. A meteorologista da Nottus, Desirée Brandt, afirma que em março “o período úmido começa a se despedir”.

Temperaturas

As temperaturas devem ficar acima da média em praticamente todo Brasil. É possível ver no segundo mapa as cores amarelo e laranja que indicam valores acima de 25ºC, em média. Porém, em áreas de Roraima, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo, a temperatura média pode chegar a 29ºC.

Temperaturas próximas da média serão notadas em áreas pontuais do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Piauí, Maranhão e Amazonas, indicadas em cinza no segundo mapa.

Ainda, o principal efeito do El Niño ativo é a atmosfera mais aquecida. Há risco para novas ondas de calor durante março. Nadiara Pereira afirma que, nas previsões mais estendidas, é possível ver temperaturas altas no centro-sul até maio, com destaque para Mato Grosso Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

Além disso, a especialista afirma que não há chance para ondas de frio extremo, já que a atmosfera segue aquecida. “Não vemos chances de frio extremo no outono, o que seria um risco para o milho segunda safra”.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas