União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Semana começa quente no Sudeste, mas outono promete alívio a partir de quinta-feira
Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo ainda terão dias com temperaturas acima da média no começo da semana
Publicado em 18/03/2024 às 07h45
Foto Notícia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que três Estados estão em alerta de grande perigo de calor até o início da noite de segunda-feira, 18/03. Conforme o alerta, parte do Paraná, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo estão passando por uma onda de calor, com temperaturas de 5º acima da média.

Na terça-feira, haverá um aumento da umidade do ar nesses mesmos Estados, segundo a MetSul. "Áreas de instabilidade começam a se formar com chuva e temporais isolados em diferentes pontos. Há risco de chuva forte a intensa com raios e vento forte na capital paulista", diz a empresa de meteorologia.

Nos Estados do Sul, o Inmet alerta para perigo de tempestades. O aviso também vale até noite de segunda-feira, dia 18/03.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do sul do Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo terão chuvas que podem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, com queda de granizo e ventos intensos entre 60 e 100 km/h.

Outono

Na quarta-feira (20/03), começa oficialmente o outono, que se estende até o dia 20 de junho. Conforme a Climatempo, mudanças poderão ser vistas no primeiro dia da nova estação, devido ao avanço de uma frente fria.

"A passagem do sistema na noite da quarta-feira, vai aumentar a condição de temporal sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul; teremos muita entrada de umidade já provocando mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho e o risco de temporal aumenta na Serra e na capital Porto Alegre. Santa Catarina, Paraná e São Paulo, ainda terão um primeiro dia de outono quente e abafado, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde", escreveu a empresa de meteorologia em seu site.

A madrugada de quinta-feira (21/03), vai ser instável sobre algumas cidades do centro-sul do Rio Grande do Sul e até mesmo Porto Alegre pode receber volumes mais significativos durante a madrugada e as primeiras horas do dia, mas com a chuva perdendo força à tarde e à noite.

Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa dos dois Estados com Minas Gerais. Neste dia, o risco de temporais aumenta - inclusive nas capitais. Atenção para agitação marítima no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A passagem desta frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor no país.
 
Por Fernanda Pressinott --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas