União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Frio se mantém no Sul e chuva ganha força no Norte e Nordeste
Regiões mais altas dos três estados do Sul podem registrar geadas
Publicado em 19/04/2024 às 08h10
Foto Notícia
A região Sul do Brasil vai ter a manutenção do frio nesta sexta-feira (19/4) em todos os três estados. As menores temperaturas estão previstas para a metade norte do Rio Grande do Sul, principalmente na região serrana, no planalto sul de Santa Catarina e nas áreas mais elevadas do sul do Paraná, no planalto de Palmas, segundo informações da Metsul Meteorologia. A tendência é que até domingo (21/4), os dias seguirão com temperaturas baixas.

Nos pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina são esperadas marcas inferiores a 5ºC, especialmente em baixadas. Além disso, alguns locais do planalto sul catarinense podem se aproximar de 0ºC. Com isso, a previsão é de geada em cidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do sul do Paraná. “O fenômeno deve ocorrer de forma localizada e mais concentrado em zonas de baixadas”, diz o boletim.

Essa massa de ar frio não é de forte intensidade, mas é seca. Por isso, o frio se limita à parte da noite e madrugada, enquanto durante o dia aquece rapidamente. No fim de semana, as tarde voltam a esquentar, com temperaturas perto de 25ºC nas cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Diante disso, há um alerta amarelo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativo, que significa “perigo potencial” para o declínio de temperaturas. Esse aviso abrange todos os Estados do Sul, além do sul do Mato Grosso do Sul, partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O alerta significa que o declínio de temperatura deve ser entre 3ºC e 5ºC, ou seja, mantém o padrão de temperaturas mais baixas dos últimos dias.

Declínio de temperaturas repentino segue causando frio na metade sul do Brasil — Foto: INMET

E a chuva?

Por outro lado, dois alertas laranja, que indicam “perigo”, no Norte e Nordeste indicam chuva forte nesta sexta-feira. Todo o Estado do Amazonas, além do Vale do Acre estão sob alerta de chuva forte na região Norte.

No Nordeste, o aviso abrange a mata pernambucana, o agreste pernambucano, a capital Recife e os Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Todas essas áreas - do Norte e Nordeste - podem ter chuva de até 100 milímetros em 24 horas, com ventania e consequentes riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
 
Por Marcos Fantin --- São Paulo
Fonte: Globo Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas