Saiba como solucionar os problemas na compactação de solo e pisoteio de soqueiras  

11/10/2017 - Na última terça-feira (10), a UniUDOP promoveu a 4ª e última aula/palestra Agronômica de 2017. O tema central do curso explorou os problemas na compactação de solo e pisoteio de linhas de cana-de-açúcar e como fazer para evitar as perdas de produtividade. Para isso, o consultor Jorge Luís Donzelli explicou que é preciso encontrar soluções já no preparo de solo e no cultivo de soqueiras.

"Como sempre essa questão passa pela compactação do solo, em como resolver esse problema do ponto de vista de correção e da questão da prevenção da compactação do solo. Isso também está aliado a outro problema que é o pisoteio, o que eu acredito ser a parte mais perversa dessa história: aliar a compactação do solo ao pisoteio da soqueira e, consequentemente, às perdas de produtividade", afirmou o consultor em manejo agronômico de cana-de-açúcar.

Também durante o evento, o gerente corporativo de engenharia agrícola e geotecnologias do Grupo Raízen, Fernando Benvenuti apresentou a relação da mecanização do canavial com a conservação do solo nas unidades do grupo. O estudo é feito através do uso de várias ferramentas já disponíveis, como o VANT - veículo aéreo não tripulado, usado para garantir um relevo detalhado e, assim, dar continuidade a toda a análise.

Para assistir a reportagem completa da TV UDOP, clique aqui. A galeria de fotos está disponível na página da UDOP no Flickr ou clicando aqui.

Camila Lemos
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Imprimir