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Perda com tabela de fretes soma R$ 17 bi  

05/07/2018 - Desde a entrada em vigor da tabela de preos mnimos para fretes rodovirios, h 34 dias, os setores de soja e milho acumulam prejuzos de R$ 17 bilhes, segundo clculo da Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil (CNA). Caso continue em vigor por mais dois meses, as perdas podem chegar a R$ 47 bilhes.

Para chegar a esse valor, a CNA levou em considerao o aumento do valor do frete - que chega a at 150% no caso da soja -, a perda de contratos, que deixam de ser cumpridos pelo aumento do preo do transporte, e as multas pelo atraso na entrega das cargas para exportao.

"Essa uma estimativa conservadora", esclarece a assessora tcnica da comisso nacional de logstica e infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes.

Segundo ela, o tabelamento dos preos est previsto na Medida Provisria 832/2018, que tramita no legislativo. A tabela de preos publicada em maio tambm estabelece o pagamento do frete de retorno. Isso ocorre quando aps a entrega de uma carga no porto o caminho volta carregado com outro produto. No agronegcio, comum o retorno com insumos como fertilizantes, por exemplo.

Com isso, o transporte de uma carga de soja sem frete de retorno chegou a aumentar entre 51% e 150%. J com o frete de retorno, esse aumento alcana 40%, em mdia. "S que esse frete de retorno no est acontecendo em todos os casos", diz.

A mudana j reflete na queda dos volumes de entrega de fertilizantes. O recuo foi de 27,3% em maio sobre o mesmo ms do ano anterior. "Se em junho tivermos o mesmo atraso nas entregas, teremos em torno de 55% de queda acumulada no primeiro semestre", afirma o diretor executivo da Associao Nacional para Difuso de Adubos (Anda), David Roquetti Filho. Os dados sero compilados no prximo dia 16.

A demora preocupa produtores, uma vez que o plantio da prxima safra, em setembro, pode ser prejudicado. "Caso ocorra um atraso no plantio da safra de vero, a safrinha do ano que vem poder ser afetada" diz o presidente da Aprosoja Paran, Marcio Bonesi.


Armazns cheios

O preo mais alto dos fretes tambm tem deixado produtores com os armazns cheios. "Em casos de produtores que tm silo e negociaram a soja antes da criao da tabela de fretes, as tradings esto adiando a retirada dos gros devido ao aumento das cotaes", explica Bonesi.

A colheita da safrinha de milho j teve incio em estados como Mato Grosso e deve ganhar fora no Paran nos prximos dias. "No tem lugar para guardar o milho que vai entrar", acrescenta o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira. Ele lembra que a logstica representa 30% dos custos do produtor. "Se o Supremo no tomar uma deciso, o governo federal vai ter que interferir." Ele argumenta que a elevao do custo deve impactar na cesta bsica.

O impasse tambm prejudica o setor de raes, que tem o milho e a soja como principais insumos. O vice-presidente do Sindicato Nacional da Indstria de Alimentao Animal (Sindiraes), Ariovaldo Zani, estima que a queda na demanda poder ser superior a 3% neste ano sobre 2018, quando o volume chegou a 70 milhes de toneladas.

" claro que outros fatores como os altos preos do milho no primeiro semestre e a queda dos valores pagos pela carne suna e de aves pesam, mas essas perdas se agravam com o tabelamento do frete", avalia.

Para Elisangela, da CNA, a soluo para o impasse seria limitar a idade da frota de caminhes. "Aqui, a mdia de 18 a 20 anos, enquanto nos Estados Unidos ela de 10 anos", diz.

Segundo ela, a tabela de preos deveria ser somente uma referncia. "Alm disso, no deveria ter sido estabelecida multa [para quem paga valores diferentes do mnimo]."

Zani, do Sindiraes, no v solues no curto prazo. Contudo, defende uma poltica de Estado para investimento em logstica, principalmente em ferrovias e hidrovias.

04/07/18
Marcela Caetano

Fonte: DCI - Dirio do Comrcio, Indstria & Servios
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