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Iminncia de tabela de frete aumenta consultas de empresas para compra de caminhes  

06/08/2018 - A perspectiva da poltica de tabelamento de frete ser sancionada pelo governo e aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) est levando um nmero crescente de empresas do pas a buscar montadoras de caminhes para traarem cenrios em que seria vivel a aquisio de veculos prprios como forma de minimizar o impacto de novos preos mnimos de transporte.

Montadoras como Mercedes-Benz e Volvo afirmam terem identificado nas ltimas semanas aumento de sondagens de transportadores e embarcadores sobre aquisio de frotas de caminhes, enquanto empresas menores, como pequenos produtores rurais, j esto encomendando veculos.

A procura mais concentrada em empresas com cuja produo distribuda pelo pas e em produtores rurais que podem passar a ser responsveis por levar seus produtos a compradores se a mudana na forma como a logstica agrcola realizada se confirmar a partir da legalizao do tabelamento do frete.

Em muitos casos, difcil at estimar o impacto do preo mnimo de frete sobre as operaes das empresas, dadas questes como a falta de uniformidade das condies das estradas. Ao avaliar o custo de uma frota prpria, as empresas conseguem ter referncia prpria sobre o custo real do transporte.

"Est todo mundo se preparando, pedindo cotao, fazendo cenrios, vendo outros modelos (de caminho). Dependendo do resultado, aps 27 de agosto, pode ter corrida por produto", afirmou o vice-presidente de vendas de caminhes e nibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.

A data mencionada dia marcado para que o ministro do STF Luiz Fux realizar uma audincia pblica sobre o tabelamento do frete e que servir de base para proferir uma deciso sobre a legalidade da medida alvo de vrios processos judiciais desde que foi anunciada pelo presidente Michel Temer no fim de maio.

"Essas grandes geradoras de carga que no tm frota prpria vo preferir ter um modelo hbrido para terem visibilidade do custo de frete", disse Leoncini. " muito difcil da noite para o dia passar de um modelo totalmente tercerizado em logstica para um de frota prpria. No s comprar caminho, tem que contratar motorista, planejar paradas de descanso, rastreamento, abastecimento. simples de falar, mas bem complexo de fazer."

Segundo ele, a tabela tambm deve causar mudanas nas transportadoras, que devem ter estmulo adicional de ampliao de frota, uma vez que o tabelamento deve nivelar preos de frete. Com isso, os servios das transportadoras podem ficar mais atraentes em relao aos prestados por caminhoneiros autnomos, que nem sempre possuem veculos to novos, mas que antes da tabela tinham preos mais atraentes.

A Volvo comentou em comunicado que percebeu "um aumento nas sondagens por parte de alguns embarcadores. Mas, at o momento, esses contatos so apenas para estudos e avaliaes, sem impacto em vendas".

A montadora sueca produz no Brasil caminhes pesados e semipesados e afirmou que "coincidentemente, o mercado brasileiro de caminhes pesados vem registrando uma forte elevao nos primeiros seis meses do ano".

As vendas de caminhes no Brasil no primeiro semestre subiram quase 50 por cento sobre mesma etapa do ano passado, para 32 mil unidades, das quais 14 mil corresponderam a veculos pesados, uma expanso de 87 por cento, segundo dados da associao de montadoras Anfavea.

At agora so raros os casos de empresas que admitiram a possibilidade de verticalizar operaes logsticas como consequncia da tabela de frete. A Cargill, uma das maiores exportadoras do Brasil, afirmou em julho que avaliava ter frota prpria de caminhes e contratar motoristas.

Leoncini disse que a Cargill, uma das maiores exportadoras de gros do pas, manifestou interesse em mil caminhes. "Soja voc compra no futuro, e nisso voc embute uma expectativa de valor de frete. E isso que gera o desconforto no setor", disse o vice-presidente comercial da Mercedes-Benz. "A trading no ano passado provavelmente fez uma conta de quanto gastaria de frete agora e essa conta virou p. Por isso, algumas empresas esto comeando a avaliar frotas que garantam uma previso de percentual de frete mdio", disse Leoncini.

J a Ambev afirmou no ms passado acompanhar de perto as discusses jurdica e legislativa sobre o tabelamento do frete rodovirio antes de decidir sobre os caminhos a adotar. " muito cedo e tem muita discusso... muito difcil chegar a uma concluso, especialmente num momento em que as informaes mudam a cada dia, a cada semana", disse o vice-presidente financeiro da Ambev, Fernando Tennenbaum.

Falando Reuters em 20 de julho, o presidente em exerccio da Fiesp, Jos Roriz Coelho, disse ser contra uma tabela de frete rodovirio mnimo obrigatrio, mas via com bons olhos a criao de uma lista de referncia para balizar negociaes de custos de transporte com caminhoneiros.

Segundo Leoncini, com base em conversas com transportadoras, a expectativa do setor que algum tabelamento obrigatrio vai acabar entrando em vigor no pas aps o posicionamento do STF. "Em alguns trechos, sem a tabela, o preo do frete era surreal. s vezes no cobria o custo da viagem", disse o executivo.

Alberto Alerigi Jr.
Fonte: Reuters
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