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Nissan planeja ofensiva verde com Leaf e produo de hbridos no Brasil  

07/08/2018 - Enquanto prepara mais verses da Frontier, agora produzida na Argentina, e a nova gerao do March para os prximos anos, a Nissan quer incluir o Brasil na onda dos veculos eltricos e hbridos, que consomem menos combustvel e emitem menos poluentes.

De acordo com Jos Luis Valls, presidente da Nissan para a Amrica Latina, este passo s ser realmente dado quando houver produo local de modelos hbridos em grande escala. Para ele, o Brasil deve ser o ponto de partida da eletrificao na regio.

Em entrevista ao G1, o executivo falou sobre esses planos, novos modelos, aumento da produo do Kicks em Resende (RJ) e tambm sobre o resultado ruim do March no ltimo teste de coliso do Latin NCap.


O ano comeou muito bom para a indstria, mas agora j no vemos o mesmo otimismo. Qual o seu panorama e sua projeo para o setor como um todo e para a Nissan especificamente?

O mercado brasileiro estava muito otimista no incio do ano, com confiana do consumidor em alta, olhando para um mercado acima de 2,5 milhes (de unidades). A partir da greve (dos caminhoneiros) a confiana caiu um pouco, mas ainda pensamos que o Brasil est forte, quer uma mudana positiva, independente da eleio de outubro, que deve convergir para o centro e tentar fazer o que o pas precisa.


Estamos esperando que o mercado no varie muito de 2,5 milhes. uma melhora com relao a 2017 (que teve 2,2 milhes).


O Rota 2030 dar a estabilidade que o setor sempre pede?

Foi bom ter o anncio do Rota 2030 (novo regime para montadoras), que era uma continuidade to esperada do Inovar Auto, com as regras do jogo. A legislao ainda no est pronta, mas mostra um direcionamento.

Ainda precisamos de mais detalhes para decidir os investimentos a longo prazo. Estamos estabelecendo nossos investimentos futuros para ter o mximo de benefcio do Rota 2030, ou seja, com um nvel de emisses muito baixo. Vamos ser muito fortes em eletrificao, estamos trabalhando na possibilidade de trazer ao Brasil tecnologias hbridas de grande escala.

"Precisamos de algo mais concreto para definir os investimentos com o Japo. O Rota 2030 hoje s um rascunho."

"O (eltrico) Leaf comear a ser vendido no Brasil no final do 1 trimestre, comeo do segundo, do ano que vem. Mas o Leaf um mercado pequeno, precisa de estaes de recarga"
Temos muito interesse de empresas que ligam pedindo, mas ser um mercado pequeno.

"J o assunto hbrido no ser to pequeno. Vamos trabalhar nisso e acredito que o Brasil poder ser um piloto, para que os pases menores da regio sigam depois."


O hbrido que voc diz j ser a celula de combustvel a etanol?

Essa tecnologia ainda no est totalmente desenvolvida. O concreto que estamos pensando em solues hbridas que esto fazendo sucesso em outras partes no mundo, como no Japo.

" um motor eltrico, mas o que alimenta ele um outro pequeno motor a combusto, que carrega uma bateria. Toda a trao das rodas energia eltrica."

Nissan testa tecnologia de clula de combustvel a partir do etanol; van com esse recurso foi mostrada no Brasil em maio de 2017; na poca, montadora dise que veculo poderia rodar at 600 km com 30 litros de lcool (Foto: Divulgao) Nissan testa tecnologia de clula de combustvel a partir do etanol; van com esse recurso foi mostrada no Brasil em maio de 2017; na poca, montadora dise que veculo poderia rodar at 600 km com 30 litros de lcool (Foto: Divulgao)
Nissan testa tecnologia de clula de combustvel a partir do etanol; van com esse recurso foi mostrada no Brasil em maio de 2017; na poca, montadora dise que veculo poderia rodar at 600 km com 30 litros de lcool (Foto: Divulgao)
O mais importante disso que, alm de ter emisses muito baixas e alta eficincia em economia de combustvel, no precisa de infraestrutura de recarga. Com incentivos como o Rota 2030, ns empresrios precisamos tomar decises.

Quando diz larga escala, quer dizer produo nacional...

Precisamos de grande escala (para produzir no Brasil). Se algum disser que vai produzir o Leaf, se no tiver grande escala, no d. J com a tecnologia hbrida e o Rota 2030, possvel pensar que voc vai ter grande escala.

O Brasil j um mercado grande, o que ajuda muito. E depois posso expandir um pouco para os vizinhos, ento essa escala suficiente para o investimento local de novas tecnologias.


Voc acabou de voltar da Argentina, onde comeou a produzir a Frontier. Com isso, vocs pretendem aumentar a oferta da picape no Brasil e trazer outros modelos do Mxico, origem da Frontier at agora?

As picapes que tem no Brasil hoje so da cota do Mxico, por isso so poucas verses, volume pequeno. Agora vamos comear a receber todas as verses. Depois vamos trazer um pouco mais de Sentra e estamos analisando possibilidades.


No um anncio, mas na Argentina tem muito sucesso o (hatch) Note, que pode ser uma possibilidade para o Brasil. Tambm pensamos em outros produtos que ainda esto por vir.
Na Argentina, a Nissan tambm anunciou uma flexibilizao na fbrica em Resende (RJ). Quando essa ampliao deve ficar pronta e inclura novos modelos?


Precisamos incrementar a capacidade em Resende. Estou pressionando muito Marco Silva (presidente da Nissan no Brasil) para fazer mais Kicks. Hoje ele est contendo vendas do Kicks.

"No podemos mais aceitar pedidos de Kicks para PCD (para portadores de deficincia)."

J temos lista de espera at janeiro. O objetivo ter mais capacidade at o final do ano, comeo de 2019.


O March passou por mais um teste do Latin NCAP e recebeu 1 estrela agora, com um protocolo mais exigente. Quais mudanas a Nissan pretende fazer no modelo?

Estamos atentos aos ltimos resultados do Latin NCap, que tem exigncias que mudam mais rpido do que ns mudamos o carro. Mas acho que tambm devemos reagir a isso. Estamos trabalhando forte no sucessor do March.

Perguntam-me sobre o Micra europeu (nome do March naquele mercado), ele no ser competitivo por aqui. Ento precisamos de um novo veculo com produo nacional, com novo desenho, atendendo a todas as exigncias.

"Agora no uma situao que me deixa muito feliz (1 estrela), mas estamos acelerando o processo para o substituto do March."


No ser no ano que vem, mas a mdio prazo, porque estamos trabalhando concretamente j no modelo. No uma ideia. Ser um veculo completamente novo, plataforma e motor.


J deve ter alguma coisa dele no Salo de So Paulo deste ano?

No Salo no vamos falar disso (March). Vamos falar muito de eletrificao e novas tecnologias. No somente falar, vamos mostrar coisas concretas como o Leaf, no somente uma ideia para o futuro. Vamos falar muito da picape (Frontier), agora com produo regional. um negcio muito importante para ns, o veculo mais importante da Nissan no mundo. Agora teremos todo tipo de verses, vamos cobrir 95% da gama de picapes.


Na Argentina, a mesma fbrica da Frontier tambm produzir a Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X. Como funciona essa parceria?

um projeto muito complexo. Uma fbrica da Renault, que nunca produziu picape. Vamos fazer a nossa, mas com a nossa arquitetura, plataforma. Faremos tambm uma picape para a Renault (Alaskan) e outra para a Daimler (dona da Mercedes, a Classe X). Elas tm seus componentes, suas mudanas no design, mas ns que vamos produzir para eles.


Esse modelo ser uma soluo mais comum nos prximos anos para reduzir custos?

Acho que sim. No somente uma soluo, mas o futuro para gerao de escala, que nos permite ser mais competitivo em custos. E isso no ser somente na produo especificamente, mas tambm com novas tecnologias.

Agora somos a aliana nmero 1 no mundo em produo (Renault-Nissan-Mitsubishi), mas o que mais importante nisso escala para poder negociar. Haver muitos investimentos em novas tecnologias, uma empresa pequena no ter dinheiro suficiente.

Peter Fussy
Fonte: Portal G1
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