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Exportao de milho do Brasil pode despencar para 20 mi t em 2018, diz Dreyfus  

07/08/2018 - As exportaes de milho do Brasil em 2018 podem totalizar apenas 20 milhes de toneladas, abaixo do esperado atualmente pelo mercado, com o pas lidando com uma safra menor neste ano, disse nesta tera-feira um executivo da Louis Dreyfus Company (LDC) no Brasil.

Uma exportao de 20 milhes de toneladas em 2018 representaria uma queda drstica na comparao com as cerca de 30 milhes de toneladas de 2017, quando o Brasil colheu uma safra recorde.

"Se exportar 27 milhes de toneladas, podemos acabar sem estoques. A exportao pode ser prxima de 20 milhes", afirmou o diretor-executivo de Oleaginosas da LDC, Luis Barbieri.

Contudo, pelos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil ter estoques ao final de 2018 de mais de 10 milhes de toneladas, ainda que exporte 30 milhes de toneladas --os nmeros oficiais se assemelham ao de consultorias do setor.

Analistas e entidades, que vm reduzindo suas projees para os embarques do pas em 2018, ainda apostam em um volume mais prximo do previsto pela Conab.

Recentemente, a Associao Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), integrada pela Dreyfys e outras tradings do setor, cortou sua estimativa para 27 milhes de toneladas, de 30 milhes anteriormente.

O Brasil o segundo maior exportador global de milho, atrs apenas dos Estados Unidos, mas deve registrar uma safra 2017/18 de cerca de 83 milhes de toneladas, ou aproximadamente 15 milhes de toneladas menor ante o recorde de 2016/17, em meio a reduo de rea plantada e seca nos ltimos meses, segundo dados da Conab.

Barbieri, no entanto, avalia que as exportaes brasileiras de milho tendem a ficar abaixo dos nmeros projetados atualmente.

"O tanto que vai exportar vai depender do rimo de venda do produtor", afirmou durante apresentao em evento promovido por Datagro e XP em So Paulo.

A LDC integra o chamado ABCD de gigantes tradings com forte atuao no comrcio global de gros, ao lado de Archer Daniels Midland (ADM), Bunge e Cargill.


Frete

O executivo criticou ainda o tabelamento de fretes, institudo pelo governo aps os protestos de caminhoneiros e que, desde ento, tem sido motivo de crticas por parte do setor produtivo.

"Alm de ter volatilidade de acordo com oferta e demanda, ao longo do perodo o valor do frete corregido pela inflao, se ajusta...", disse ele, notando que o tabelamento " um entrave a qualquer atividade econmica no Brasil nos prximos anos".

Para justificar sua afirmao, Barbieri comentou que o frete de Jata (GO) at o Porto de Santos para o transporte de milho, soja e acar aumentou 37,9 por cento entre 2013 e 2018, em linha com a inflao no perodo, de 36,6 por cento.

Ainda segundo ele, tal tabela deve levar o setor a "alocar capital de forma errada", ao investir em compras de caminhes para formao de frota prpria.

"Hoje impossvel precificar a prxima safra, porque tem a questo dos fretes e tem a guerra comercial", acrescentou ele, referindo-se escalada de tenses entre EUA e China.

Barbieri ainda disse que a infraestrutura porturia no Brasil, que representou um entrave s exportaes brasileiras no passado, no mais um problema.

Aps uma expanso nos ltimos anos, o pas tem hoje capacidade para embarcar 221 milhes de toneladas de granis slido (basicamente soja, milho e acar), mas deve exportar pouco mais de 150 milhes em 2018, afirmou o executivo da LDC.

"Na questo porturia, j passamos o gargalo", resumiu.

Jos Roberto Gomes
Fonte: Reuters
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