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Santo Andr decreta o fim do diesel em novo edital do transporte pblico  

09/11/2018 - Santo Andr, no ABC Paulista, tornou-se a segunda cidade brasileira a estabelecer um prazo para a eliminao do diesel no transporte municipal. A queima deste combustvel fssil uma das causas do aquecimento global e provoca inmeras doenas fatais, entre cardacas e pulmonares.

No edital de licitao lanado esta semana, a Prefeitura exigiu das empresas concorrentes que a frota de nibus apresente uma reduo de 20% das emisses de poluentes j no primeiro ano e que ao final de 20 anos a emisso de CO2 seja zero.

O edital para Vila Luzita, a principal rea com servio de nibus na cidade e tambm a que apresenta maior demanda. Atualmente toda a frota em operao nessa regio conta apenas com nibus a diesel. O novo edital deve estabelecer o modelo para os editais das demais regies da cidade.

"A incorporao de cronogramas de eliminao do diesel no transporte pblico uma tendncia inexorvel", explica Flavio Siqueira, representante da Cidade dos Sonhos. "Atualmente os nibus eltricos j so mais econmicos, quando se considera todo seu ciclo de vida, enquanto que os problemas causados pela poluio do diesel que oneram os cofres pblicos so cada vez mais evidentes. S existe uma sada para resolver essa equao: investir em combustveis limpos", detalha.

A questo dos poluentes levou o Ministrio Pblico a barrar o edital em junho, para que a Prefeitura inclusse um cronograma de reduo. Na ocasio, organizaes da sociedade civil que contriburam com a reviso do PL da Poluio na capital paulista, como Rede Nossa So Paulo, Greenpeace e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, apresentaram estudos que comprovam a viabilidade tcnica e econmica da transio para uma frota limpa, bem como os impactos sobre a sade pblica e o clima da poluio gerada pelo transporte pblico.

Embora focados na capital paulista, os estudos do a dimenso do problema. A poluio do ar atualmente j mata mais que o dobro dos acidentes de trnsito, cinco vezes mais que cncer de mama e quase 6,5 vezes mais que AIDS. Ficar duas horas no meio do trnsito de So Paulo equivale a fumar um cigarro.

Na cidade de So Paulo, os nibus representam menos de 4% da frota de veculos, porm emitem quase metade (cerca de 47%) da fumaa preta que encobre a cidade. Estudo do Greenpeace mostra que em dez anos, uma reduo de 20% na queima do diesel convencional poderia evitar mais de 7 mil mortes e os cofres pblicos economizariam R$ 53 milhes em gastos de sade decorrentes de problemas cardiorrespiratrios.

O Greenpeace tambm constatou que o custo de manuteno de nibus eltricos puros pode ser 25% menor e a economia com combustvel pode chegar a 64,7% em comparao com os convencionais a diesel. A questo do custo de aquisio, geralmente apresentada como obstculo transio para veculos limpos, pode ser contornada com o leasing de baterias, que reduz drasticamente o custo dos nibus eltricos, aproximando-o do valor do veculo diesel. Por meio da tecnologia V2G (Vehicle to Grid), os nibus no so apenas consumidores de energia, mas parte do sistema eltrico: eles podem incorporar as fontes elica e solar, servir de backup e fornecer energia rede, tornando todo o sistema mais eficiente.

Fonte: Aviv Comunicao
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