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Um grupo de multinacionais holandesas se une para descarbonizar o transporte marítimo de cargas  

03/04/2019 - As repercussões nas empresas provocadas pelo aquecimento global, segundo anunciam algumas entidades. Convencidos de uma urgência para agir em relação ao clima, um grupo de multinacionais holandesas - FrieslandCampina, Heineken, Philips, DSM, Shell e Unilever, todas membros da Dutch Sustainable Growth Coalition (DSGC), unirá forças com a A.P. Moller - Maersk para dar um passo concreto em direção à descarbonização do transporte marítimo. O projeto piloto usará até 20% de biocombustíveis sustentáveis de segunda geração em uma grande embarcação tripla e, navegará 25.000 milhas náuticas, de Roterdã para Xangai (incluindo o retorno), utilizando apenas misturas de biocombustíveis, economizando 1,5 milhão de quilos CO2 e 20.000 quilos de enxofre.

Os membros da DSGC e da Maersk concordam que o combate às emissões nocivas relacionadas ao transporte marítimo é uma necessidade urgente, e que a colaboração intersetorial é necessária para desenvolver, testar e implementar novas soluções. Os membros do DSGC, muitos dos quais são clientes da Maersk, desempenharam um papel fundamental, pois iniciaram e patrocinaram o projeto piloto. A Shell atua como fornecedora de combustível para o piloto e a Maersk desempenha o papel de parceira operacional. Os Biocombustíveis de segunda geração sustentáveis são apenas uma das soluções possíveis para a descarbonização do transporte marítimo. A longo prazo, os avanços em combustível e desenvolvimento técnico (e-combustíveis) e o investimento em cadeias de fornecimento comerciais são necessários para 121alcançar reduções significativas de emissões.

Jan Peter Balkenende(foto a direita), presidente do DSGC, diz que "As empresas DSGC se unem em ação para contribuir com os ODS da ONU. Com essa iniciativa, focamos na Ação Climática. Tomamos a iniciativa de fazer parceria com a AP Moller - Maersk nesse importante esforço. Este teste piloto de biocombustível em uma linha de navegação marítima cruzada representa um passo importante. No entanto, muitas inovações são urgentemente necessárias. Elas só podem ser desenvolvidas, testadas e implementadas com sucesso em Søren-Toft-diretor-operações-Moller-Maersk-Foto-94021colaborações do setor como um todo."

Søren Toft( foto a esquerda), Diretor Operacional AP Moller - Maersk afirmou que "Para alcançar nossa meta zero de CO2 até 2050, nos próximos 10 anos precisamos de grandes avanços. A Maersk não pode fazer isso sozinha. É por isso que esta colaboração com a DSGC e seus membros é um passo tão importante para identificar e trazer soluções de baixo carbono para a vida. Ele estabelece a base para como parceiros inter-indústria podem trabalhar juntos para dar passos em direção a um futuro mais sustentável. Nós damos as boas-vindas a outros para participar de nossos esforços, como esta jornada é apenas começando."

O transporte responde por 90% das mercadorias transportadas e por 3% do total das emissões globais de CO2, e deve aumentar para 15% até 2050, se não for verificado. A economia de CO2 dessa jornada sozinha equivale ao CO2 anual emitido por mais de 200 residências em um ano ou 12 milhões de quilômetros percorridos em um carro médio que é 300 vezes ao redor do mundo. A viagem ocorrerá entre março e junho de 2019.

Fonte: Petronotícias
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