UDOP - União Nacional da Bioenergia
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Açúcar Aumentar a letra    Diminuir a letra
Ferrovia leva ao porto primeira carga de açúcar de acordo de 1 mi de toneladas  

21/06/2019 - A primeira carga de açúcar de um contrato que prevê o transporte por ferrovia de 1 milhão de toneladas por ano para o porto de Santos foi embarcada na última terça-feira (18).

O acordo fechado no ano passado entre Tereos, terceiro maior produtor de açúcar no mundo, e VLI -empresa que administra a concessionária FCA (Ferrovia Centro-Atlântica)- permitiu o crescimento no fluxo de cargas transportadas pelo chamado corredor centro-sudeste, que corta cidades do interior paulista como Guará, Ribeirão Preto e Paulínia.

A carga foi embarcada no navio Rosco Sandalwood (Hong Kong) no berço 3 do Tiplam, terminal em Santos, com destino à China, depois de chegar ao porto por meio da ferrovia.

Para permitir ampliar o volume de carga transportada pelas linhas férreas estão sendo investidos mais de R$ 200 milhões em obras como a construção de dois armazéns, em Guará e no porto. As obras estão em andamento.

Do total, R$ 145 milhões devem ser investidos pela Tereos e, o restante, pela VLI.

O grupo sucroenergético, que tem sete usinas de açúcar e etanol no interior de São Paulo, exporta açúcar branco e bruto para mais de 60 dos 150 países para os quais o Brasil embarca a commodity.

Nos últimos quatro anos, foram transportados pela concessionária cerca de 15 milhões de toneladas de açúcar. Entre 2013 e 2017, a rota entre Guará e o Tiplam passou de 2,3 milhões de toneladas para 4,6 milhões.

No ano passado, a crescente demanda do agronegócio fez a FCA adquirir 26 novas locomotivas, 15 do modelo SD70 BB da EMD. Com três delas, é possível tracionar até 90 vagões carregados.

As outras 11 locomotivas são do modelo ES43 BBi e foram produzidas pela unidade da GE em Contagem (MG).

O foco delas é atender o transporte de carga justamente no corredor centro-sudeste, no interior paulista. Com duas, uma composição pode ter até 82 vagões carregados, o que equivale a carga transportada por 240 caminhões em rodovias.

20/06/19
Fonte: Folha de São Paulo
Texto publicado no boletim SCA
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
16/10/19 - Com setembro mais seco, usinas aceleram moagem de cana-de-açúcar em MS
  - Subsídio ajuda em vendas de açúcar da Índia para o Irã, dizem fontes
  - ATR SP: valor acumulado cai 0,04% em setembro
  - Preços do açúcar branco e do demerara valorizam no mercado externo
08/10/19 - GM quer transportar carros por ferrovias
07/10/19 - Ministra defende na OMC comércio agrícola justo, aberto e transparente
03/10/19 - Brasil usa apenas 30% dos rios para transporte comercial
  - Câmara avança em nova lei para concessões e parcerias
02/10/19 - Transporte hidroviário do Brasil utiliza apenas um terço da malha potencial, mostra estudo
27/09/19 - Portos brasileiros têm queda na movimentação de cargas no semestre
29/08/19 - Ferrovia precisa de R$ 2,2 bilhões para subir de patamar
15/08/19 - Desestatização: Ato prevê portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias
24/06/19 - Governo quer conectar ferrovia Vitória a Minas ao porto do Açu, diz ministro
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Ferrovia leva ao porto primeira carga de açúcar de acordo de 1 mi de toneladas
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário: