UDOP - União Nacional da Bioenergia
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Opinião Aumentar a letra    Diminuir a letra
Mundo enfrenta dilema dos combustíveis, mas Brasil está bem com etanol  

24/06/2019 - A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva organizou na última semana o "Simpósio de Eficiência Energética e Emissões". O mundo está às voltas com um dilema: a demanda de energia crescerá 30% até 2040 e só depois desta década o petróleo dará sinais de recuo. Até lá emissões de CO2 terão de ser reduzidas pelo "Acordo Mundial do Clima".

Se o cálculo for feito "do poço à roda" (da produção primária ao que sai pelo escapamento dos veículos) a conta fica ainda mais difícil de fechar.

Nos EUA, grande discussão. Todo o ramo do transporte responde por 30% das emissões de gases causadores do efeito estufa. E só o segmento automotivo (dos carros leves aos caminhões) é responsável por 60% desse primeiro total.

Neste momento, segundo agências internacionais como a "Automotive News" e "Reuters", a administração de Donald Trump calcula os riscos e vantagens em desfazer os padrões de emissão estabelecidos pelo ex-presidente Barack Obama (46,7 milhas por galão até 2026) para 37 mpg. Obama e seu comitê para cumprir a agenda climática traçaram plano para cortar custos de combustível e suas emissões em US$ 1,7 trilhão, com reduções anuais de 5% nas emissões. Isso, porém, pode custar US$ 200 bilhões à indústria do país em 13 anos.

No início do mês, General Motors, Volkswagen e Toyota, além de outras 14 fabricantes, conclamaram a Casa Branca a retomar as negociações com a Califórnia (Estado norte-americano mais avançado no uso de energia alternativa e em restrições a emissões) e realizar um "acordo intermediário" entre os padrões da era Obama e os objetivos de Trump.


Brasil pode ter crédito global

O Brasil está bem nesse cenário graças aos biocombustíveis: etanol (principalmente) e biodiesel. Segundo a Unica (União da Indústria da Cana de Açúcar, consórcio formado por produtores, beneficiadores e empresas dos setores de indústria e energia), o programa do carro flex iniciado em 2003 permitiu a massificação das vendas de motores que se utilizam do etanol, além da gasolina.

Com isso, mais de 530 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas no país.

A meta global de emissões de 91 g/km de CO2 para veículos leves é rigorosa, mas deve ser atendida. Haverá aumento da produção de etanol para 49 bilhões de litros, quase o dobro do nível atual.

E com o programa "RenovaBio" poderemos vender créditos de carbono para outros países, em especial europeus.

No mesmo seminário foi apresentada a próxima especificação da gasolina. Entre outras mudanças, finalmente se adotará a octanagem RON, de maior difusão no mundo, e manutenção de 27% de etanol.

Dessa forma haverá maior transparência no processo de produção. Além disso, a referência RON é mais significativa para motores modernos, inclusive os que utilizam turbocompressores.

Fernando Calmon
Fonte: UOL Notícias
Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não representando,
necessariamente, a opinião e os valores defendidos pela UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
21/10/19 - ANP: etanol continua competitivo com gasolina em cinco estados brasileiros
  - ANP: etanol recua em 14 estados e DF, mas preço médio avança 0,38% no país
  - Traders são excluídos de cota de importação de etanol
  - Governo Federal anuncia novas regras para importação de etanol sem tarifa
  - Preço do etanol recua nos postos de 14 Estados e do DF em uma semana
18/10/19 - JBS Biodiesel é a 1ª empresa a obter aval para emitir crédito de descarbonização
  - JBS é certificada para o RenovaBio
17/10/19 - Renata Beckert Isfer assume Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME
14/10/19 - "A revolução que está por vir é a maior que a indústria de automóveis já teve"
11/10/19 - Montadoras em baixa rotação
10/10/19 - RenovaBio: ANP soma 140 pedidos de certificação para emissão de nota de eficiência energética
  - Governo promete para dezembro estrutura para implantar o RenovaBio
09/10/19 - Produção de motocicletas aumenta 15,1% em setembro
  - Carros movidos por gasolina podem ser proibidos no Brasil em 2060
  - Para diretor da EPE, José Mauro, futuro da mobilidade será com veículos de baixa emissão de GEE
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Mundo enfrenta dilema dos combustíveis, mas Brasil está bem com etanol
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário: