UDOP - União Nacional da Bioenergia
EDITORIAS
Agência UDOP | Açúcar | Biodiesel | Cana-de-Açúcar | Combustíveis Fósseis | Diversas | Economia
Energia | Espaço Datagro | Etanol | Fórum de Articulistas | Opinião | TV UDOP | Últimas Notícias
Combustíveis Fósseis Aumentar a letra    Diminuir a letra
Petrobras sairá de transporte e distribuição de gás; deve vender 1 refinaria em 2019  

28/06/2019 - A Petrobras deverá sair dos segmentos de transporte e distribuição de gás no Brasil, disse nesta quinta-feira o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, após participar de evento na B3 que marcou a venda de ações da petroleira pela Caixa.[nL2N23X0BS]

Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, em uma conferência no Rio de Janeiro. REUTERS/Sergio Moraes 28/02/2019
Os comentários foram feitos depois de o governo anunciar nesta semana um plano para acabar com monopólios no setor de gás, amplamente dominado pela estatal.

Questionado sobre o assunto, Castello Branco disse que não cabe à Petrobras -fazer políticas públicas-, mas ele indicou que a companhia está afinada com o plano governamental, que se encaixa com o plano de desinvestimentos de ativos da petroleira.

-Vamos abrir espaço, vendendo empresas, saindo do transporte, já começamos a andar com isso, vendendo a NTS (Nova Transportadora do Sudeste) e a TAG (Transportadora Associada de Gás)-, destacou o CEO, em referência a desinvestimentos bilionários na área de gasodutos.

-Vamos aprofundar a venda de gasodutos, vamos sair da distribuição de gás e outras medidas que estão sendo discutidas com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)-, acrescentou ao ser questionado por jornalistas.

Ele comentou que a empresa está muito próxima de um acordo como Cade, mas não quis dar detalhes sobre o assunto por questões de sigilo.

-A Petrobras vai desenvolver todos os esforços para que tenhamos um mercado competitivo e vibrante, estamos em conversas com o Cade, e posteriormente saberão os resultados-, comentou.


BR, REFINARIAS

O executivo também comentou sobre itens previstos no plano de desinvestimentos, com o qual a companhia espera levantar recursos para pagar dívidas e focar na sua atividade principal, a exploração e produção de petróleo e gás.

Ele disse que a venda de uma fatia adicional da empresa de distribuição de combustíveis da Petrobras, a BR Distribuidora, deverá ocorrer no prazo mais curto possível.

-Não temos nada ainda definido, mas ela (operação) acontecerá, sem dúvida. Esperamos voltar à B3 no mais curto espaço de tempo possível-, declarou, referindo-se à venda da fatia na BR, na qual a empresa detém atualmente uma participação de 71,25%, após ter feito no final de 2017 uma oferta inicial de ações da subsidiária que levantou cerca de 5 bilhões de reais.

Dentro de um plano da empresa de vender oito refinarias, ou 50 por cento de sua capacidade de refino, Castello Branco afirmou que a Petrobras pretende vender pelo menos uma refinaria ainda neste ano.

Com relação à operação para a venda da Liquigás, distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da Petrobras, o executivo lembrou que a companhia já recebeu ofertas não vinculantes e destacou que já selecionou as melhores.

-Esperamos receber as propostas vinculantes no início de agosto-, completou, ressaltando que a companhia tomou precauções para limitar a participação de empresas que já tenham marcas relevantes na distribuição de gás em botijão.

Essa é a segunda tentativa da Petrobras de vender a Liquigás. Em 2016, a companhia chegou a um acordo para vender a unidade à Ultrapar Participações por 2,8 bilhões de reais, mas o negócio foi bloqueado pelo Cade.

-Queremos abrir mão do poder de monopólio, mas não transferir o monopólio estatal para o monopólio privado.-

Sobre a operação da venda de ações pela Caixa, ele destacou que foi a maior oferta secundária desde 2010, movimentando mais de 7 bilhões de reais.

-Resultados bons do ponto de vista de precificação e contribuição para o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro... Aumenta a liquidez das ações ordinárias da Petrobras, o que é bom para o comportamento das ações.-

Gabriel Araújo
Fonte: Reuters
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Enviar por e-mail Imprimir
Clipping de Notícias UDOP
Inscreva-se e receba as novidades do setor.
    
Notícias Relacionadas
12/12/19 - Petrobras quer vender fatias de Braskem e Gaspetro em Bolsa
05/12/19 - Petrobras investirá em Búzios quase 25% do total previsto até 2024
04/12/19 - Petrobras eleva diesel em 2% e leva combustível ao maior valor desde o fim de setembro
03/12/19 - Petrobras elevará em 2% preço médio do diesel nas refinarias a partir de quarta-feira
  - Cade questiona Petrobras sobre defasagem no preço da gasolina
01/11/19 - EPE apresenta plano decenal para combustíveis em Seminário de dezembro
30/10/19 - Petrobras prevê ofertar metade da capacidade de transporte de gás a terceiros
24/10/19 - BR vai constituir "tradings" de gás, etanol e energia
17/10/19 - Energia renovável e gás devem disputar protagonismo em leilão A-6
10/10/19 - Petrobras e Equinor assinam memorando para negócios voltados a gás natural
Para enviar a notícia, basta preencher o formulário abaixo.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
 
Petrobras sairá de transporte e distribuição de gás; deve vender 1 refinaria em 2019
 
Seu nome:
Seu e-mail:
Destinatário:
E-mail destinatário:
(separe mais de um e-mail por ,)
Comentário: