União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Século XXI: A Auspiciosa Era do Hidrogênio e do Álcool
Publicado em 18/06/2001 às 00h00
A humanidade ao longo da história passou por diversas fases tecnológicas quanto a obtenção da energia que necessitava. A epopéia da civilização começou com a lenha, passou pela domesticação de animais, descobriu as vantagens do carvão, aproveitou a força hídrica para várias finalidades, queimou óleo animal, natural, gás, o grego Hero inventou a utilização do vapor, que quase um milênio e meio mais tarde tornou-se o alicerce da revolução industrial, refinou o petróleo, inventou a utilização da energia elétrica, a atômica e redescobriu o hidrogênio como fonte primária, infinita e limpa.


Lentamente passamos por essas matrizes energéticas, e agora deixaremos para traz a "economia do carbono fóssil", para ingressarmos na "economia do hidrogênio e do álcool".


Toda troca de paradigma sempre provocou reações e sofreu processo protelatório, alguns com fundamentos sólidos, outros apenas defendendo interesses fortemente estabelecidos. Basta ver o que ocorreu com o vapor. No passado recente, com inovações amplamente utilizadas pela Alemanha na 2º guerra, inclusive o álcool combustível, que acionava de carros e tanques de combate a todos os foguetes V1 e V2. Os Scuds russos ou iraquianos até hoje são movidos a álcool. Foi também o confiável combustível usado no mais poderoso foguete construído até hoje: o Saturno V, que levou o homem à Lua. Foguetes usam o álcool como fonte de hidrogênio.


Protela-se o hidrogênio porque é difícil sua obtenção economicamente competitiva nos países de clima frio e temperado e, naturalmente, a indústria de extração e venda dos energéticos fósseis boicota as tecnologias que possam ameaçá-la.


O hidrogênio é uma das matérias mais abundantes no universo e seu uso jamais provocará alterações ambientais. Já o problema de todos os fósseis é insolúvel, pois para a queima de cada átomo de carbono a atmosfera perderá impreterivelmente de forma irreversível, dois átomos de oxigênio. É por isso que se diz que a queima dos fósseis reconstrói a condição climática da terra, à pré jurássica era carbonífera.


Falta pouco para que a troca de matriz se torne realidade. É questão da economia de escala melhorar custo benefício, pois, o preço das novas tecnologias vem caindo muito, mesmo na pequena escala que são produzidas. Enquanto isto os fósseis sobem e subirão de preço com o passar do tempo. Adicionalmente, fósseis geram pouco emprego e já há grande preocupação com suas graves conseqüências climáticas, ambientais e de saúde geral. A questão do custo-beneficio virou preocupação constante e possibilitou identificar que grandes somas devoradas pela saúde pública têm origem no petróleo, como também perdas agrícolas ocasionadas pela alteração do clima; a contaminação de mananciais de água potável; a corrosão induzida pelo enxofre, subproduto da queima, que atinge a vários bilhões de dólares anualmente, isso, sem falar em outras implicações do efeito estufa sobre a fauna e flora terrestre e aquática etc. No fim da linha citamos o essencial fator econômico: a conversão energética dos fósseis pela queima, onde primeiro gera-se calor para depois transformá-la em energia mecânica, limitada pela lei termodinâmica de Carnot. Até hoje não se conseguiu ultrapassar à eficiência de 20%. Os automóveis, por exemplo, com toda a técnica oscilam entre 14 a 17%.


Na conversão indireta do hidrogênio, ou seja, pela reforma de combustíveis, alcança-se eficiência entre 30 a 50%, dependendo do teor de hidrogênio e composição química do combustível. O álcool hidratado é mais eficiente devido a sua composição química. O hidrogênio direto pode atingir até 90% de eficiência com o aproveitamento do calor. FANTÁSTICO !!


Esse cenário baliza claramente que, em matéria energética, o século XXI será o portal de entrada da era do álcool e do hidrogênio.


É PRECISO DAR UM BASTA AO CARBONO (ENERGÉTICO-POLUENTE).
Edgard Clare: Presidente da Adec, Colaboração: Gyorgy Magyary
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024