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Os vários tipos de manutenção
Publicado em 27/12/2005 às 00h00
1 - Corretiva



Como o próprio nome diz, este tipo de manutenção significa deixar o equipamento trabalhar até quebrar (ou falhar) e, depois, corrigir o problema.



Ela não é necessariamente uma manutenção de emergência, pois entra em ação quando há quebra, ou quando o equipamento começa a operar com desempenho deficiente. Em linhas gerais, a manutenção corretiva significa restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina.



Porém, é preciso estar atento. Uma quebra inesperada pode gerar altos custos para a empresa. A manutenção corretiva é feita depois da quebra ou falha da máquina.



Além do reparo, a interrupção no processo de fabricação pode significar atraso em entregas e problemas contratuais de entrega.















Não
Planejada
Planejada
Como ela não
é planejada, geralmente implica em altos custos, pois a quebra inesperada
pode gerar perdas de produção e de qualidade do produto
Ocorre quando
percebemos que o equipamento não está trabalhando como deveria.
Ela é mais barata, rápida e mais segura que a manutenção
corretiva não planejada.
Mesmo
quando a gerência decide deixar o equipamento funcionar até
quebrar, essa é uma decisão planejada. Assim, a manutenção
pode ser preparada. A empresa pode, por exemplo, fazer a aquisição
das peças para substituição.




2 - Preventiva



É a manutenção realizada com a intenção de reduzir ou evitar a quebra ou a queda no desempenho do equipamento.



Para isso, utiliza-se um plano antecipado com intervalos de tempo definidos. Aqui, os cuidados preventivos servem para evitar quebras ou falhas.



Quando Utilizar



- Quando não for possível fazer a manutenção preditiva (veja adiante)
- Se houver riscos de agressão ao meio ambiente



- Nos equipamentos fundamentais



- Nos sistemas complexos e/ou de operação contínua (linhas de acabamento de superfície, por exemplo)



- Quando o equipamento possui aspectos relacionados com a segurança pessoal ou da instalação



3 -- Preditiva (o mesmo que manutenção planejada)



A manutenção preditiva é aquela que visa realizar ajustes no maquinário ou no equipamento apenas quando eles precisarem, porém, sem deixá-los quebrar ou falhar.



Com um acompanhamento direto e constante é possível prever falhas, saber quando será necessário fazer uma intervenção e, claro, entrar em ação.



Por isso, muitos profissionais que trabalham diretamente com manutenção chegam até a tratá-la como uma manutenção planejada.



Ela relata as condições do equipamento e mostra quando a intervenção é necessária.



O que realizamos, na realidade, é uma manutenção corretiva planejada.



Condições para Implantação



- O equipamento deve permitir monitoramento
- Ele deve merecer monitoramento, em virtude dos custos envolvidos
- As causas das falhas ou quebras devem ser monitoradas e ter sua evolução acompanhada
- Existir um programa de acompanhamento, análise e diagnóstico, sistemático. Com um acompanhamento direto e constante é possível prever falhas e saber quando será necessário fazer uma intervenção



4 - Produtiva Total (TPM)



É a manutenção realizada por todos os empregados, por meio de atividades de pequenos grupos, e que visam o controle completo dos equipamentos.



No Japão, terra natal da TPM, ela é encarada como uma extensão natural da organização fabril. Ela é uma evolução da manutenção corretiva para manutenção preventiva.



A TPM tem como base alguns princípios de trabalho em equipe e empowerment (autonomia), bem como uma abordagem de melhoria contínua para prevenir quebras.



Também enxerga a manutenção como um assunto de toda a empresa, para o qual todas as pessoas podem contribuir de alguma forma.






















EXEMPLO
DE TPM
  Pessoal de
Manutenção
Pessoal de
Operação
Papel

*
ações preventivas


* manutenção
corretiva

* domínio
e cuidado com o equipamento
Responsabilidade

*
planejar a prática


* avaliar
a prática


* solução
de problemas


* treinar
os operadores


*
operação correta


* manutenção
preventiva de rotina


* manutenção
preditiva de rotina


* detecção
dos problemas





Manutenção Corretiva x Preventiva



A maioria das empresas com um controle razoável de manutenção planeja-se incluindo certo nível de manutenção preventiva regular, o que resulta numa probabilidade razoavelmente baixa de falhar.



Na maior parte das vezes, quanto mais freqüentemente elas acontecem, menor é a chance de ocorrerem quebras ou falhas nos equipamentos. O equilíbrio entre manutenção preventiva e corretiva é estabelecido para minimizar o custo total das paradas.



A manutenção preventiva pouco freqüente custará pouco para ser realizada, mas resultará em uma alta probabilidade (e, portanto, custo) de manutenção corretiva.
O inverso também ocorre. A manutenção preventiva muito freqüente será dispendiosa de realizar, mas reduzirá os custos necessários para providenciar manutenção corretiva.



Metas da TPM



1- Melhorar a eficácia dos equipamentos



Analisa como as máquinas estão contribuindo com a produção por meio de análise das perdas. A diminuição de produtividade pode ser resultado do tempo mal utilizado, velocidade insatisfatória e de defeitos



2- Realização de manutenção autônoma



Permite que o pessoal que opera ou usa os equipamentos e máquinas da produção assumam a responsabilidade por, pelo menos, algumas das tarefas de manutenção. Também se deve encorajar o pessoal da manutenção a assumir a responsabilidade pela melhoria do desempenho da manutenção



3- Planejar a manutenção



Ter uma abordagem totalmente elaborada para todas as atividades de manutenção. Isto deveria incluir o nível de manutenção preventiva necessário para cada peça de equipamento, e as respectivas responsabilidades do pessoal de operação e de manutenção



4- Treinar todo o pessoal



As responsabilidades exigem que tanto o pessoal de manutenção como o de operação tenham todas as habilidades para desempenhar seus papéis. A TPM coloca ênfase no treinamento adequado e contínuo



5- Conseguir gerir os equipamentos



Pela "prevenção de manutenção", tenta rastrear todos os problemas potenciais de manutenção até sua causa fundamental, e depois tenta eliminá-los nesse ponto.
Na TPM todos os funcionários ficam responsáveis por, pelo menos, algumas etapas da manutenção.
Fonte: Jornal Paraná -- Novembro/2005 -- Ano IX -- Edição 113
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
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