União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Curiosidades

Saiba mais sobre alguns termos do mercado
Publicado em 09/08/2006 às 00h00
Commodity

São mercadorias, como cereais, grãos e metais, facilmente padronizáveis, negociados numa bolsa de mercadorias ou no mercado à vista.



Hedge / Hedging

É uma estratégia financeira de proteção realizada contra os riscos de oscilação dos preços. O hedge limita os ganhos quando utilizado como uma única operação, como uma venda de contratos futuros. No entato, garante um preço. Dessa maneira, para assegurar o preco que será recebido ou pago por uma commodity (mercadoria) é feito o hedge. Pessoas mais experientes ainda usam o hedge, combinado com uma opção de compra, outra ferramenta da BM&F para aproveitar uma eventual situação de alta da mercadoria.



Ajuste Diário

Os contratos no mercado futuro são todos padronizados. Todos têm os mesmos produtos com as mesmas especificações e as mesmas quantidades, permitindo, a quem compra hoje e vende amanhã, negociar a mesma coisa.



As cotações são obtidas de maneira clara e transparente pela oferta e procura, que acontece diariamente nos pregões ao vivo (viva-voz) ou eletrônicos.



Quando se negocia um contrato futuro na BM&F, a bolsa, que assume o papel de contraparte, exige o depósito de uma margem que vai garantir que as partes cumpram o que foi contratado.



O ajuste diário é o coração do sistema de contratos futuros. Digamos que o investidor esteja comprado em um contrato de café com vencimento em março e valor de US$ 67,60 a saca. Se esses contratos valorizarem 1%, a bolsa credita US$0,676 por saca na conta do comprador e cobra do vendedor. Em situação contrária, os contratos perderam valor: a bolsa cobra do comrpador e credita o vendedor. Todos os dias a bolsa deposita na conta de quem ganhou e tira da conta de quem perdeu. O ajuste diário corta em "pedacinhos" o que seria feito no fim do contrato. Desse modo, a situação de perda ou ganho é diluída e o risco da liquidação é reduzido. O ajuste diário proporciona um seguro adicional ao sistema, porque antecipa - todos os dias - os pagamentos e recebimentos que devem ser feitos.
Fonte: Revista Futuros Agronegócios - Ano I - Nº 2 - Feveireiro/2003
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas