Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Transformando Gasolina para Álcool
Publicado em 09/08/2006 às 00h00
A introdução da injeção eletrônica nos motores modernos é possível sem que ocorra dano algum com a elevação da taxa de compressão. Estes motores vêm de fábrica com taxa de compressão em torno de 10:1 e fica suficiente para funcionar com álcool, não havendo necessidade de outras modificações internas no motor.



Para ser feita a conversão para álcool, alterando apenas o sistema de injeção, são corrigidos alguns parâmetros como: tempo de injeção, troca dos injetores, etc. Como não são alteradas as características internas do motor, o retorno para gasolina é simples e de baixo custo.



Algumas dúvidas:



1- O reservatório de combustível: o tanque não vai ser corroído pelo álcool, todos os veículos atualmente vêm equipados com o reservatório "plástico" ou metálico, com tratamento anticorrosivo.


2- O encanamento: todos os veículos vêm com os dutos de "PVC" ou metálicos com tratamento anticorrosão.


3- Os injetores que são utilizados para a conversão já vêm com tratamento anticorrosão, pois são cromados.


4- A bomba de combustível: todo sistema de injeção eletrônica é equipado com uma bomba elétrica que em alguns veículos servem tanto para álcool como para gasolina. Não esqueçamos que a gasolina já vem com mais ou menos 25% de álcool. Os veículos vêm com bomba exclusivamente para gasolina, utiliza-se algum aditivo junto com o álcool. Ex. Bardhal Proal. Se por ventura esta bomba parar, é instalado facilmente uma bomba própria para álcool que também funciona a gasolina.


5- As velas: não devem ser substituídas por outras de grau térmico diferente, pois quem determina o grau térmico da vela não é o combustível e sim as características do motor, como estas não são alteradas na conversão não há necessidade da substituição das mesmas.


6- Consumo: há uma elevação de consumo em torno de 18% e este só não é maior devido ao gerenciamento eletrônico de alimentação.


7- Potência: há um incremento de potência em torno de 10%, podendo ser maior, alterando-se a taxa de compressão, mas essa mudança é onerosa e complica a reversão para a gasolina.


8- Partida a frio: os sistemas de injeção eletrônica mostram-se mais eficientes na partida a frio do que no sistema de alimentação por carburador, mesmo assim é instalado um kit de partida a frio, no qual faz parte um pequeno reservatório de gasolina.


9- Escapamento: todos os veículos modernos já vêm com sistema de escape com material anticorrosão. Ex.: galvanizado.



Veículos que podem sofrer conversão






























































































































































MARCA
VEÍCULO
PREÇO
VW GOL PARATI SANTANA MI R$ 750,00
GOL PARATI SANTANA GLI R$ 380,00
GOL GTI R$ 750,00
     
GM CORSA MPFI R$ 800,00
CORSA EFI R$ 380,00
BLASER S-10 EFI 4 CIL R$ 450,00
BLASER S-10 MPFI 4 CIL R$ 800,00
BLASER S-10 4.3 6 CIL R$ 850,00
VECTRA 8V e 16V R$ 800,00
SILVERADO OMEGA 4.1S R$ 1150,00
OMEGA 2.0 2.2 R$ 800,00
MONZA EFI R$ 380,00
MONZA MPFI R$ 800,00
     
FORD F250 R$ 1150,00
KA FIESTA 1.0 R$ 750,00
RANGER 6 CIL F 1000 4.0 R$ 1150,00
RANGER 4 CIL R$ 750,00
     
FIAT PALIO 1.0 R$ 750,00
TEMPRA 16V R$ 750,00
UNO 1.0 IE R$ 380,00
FIORINO 1.5 IE R$ 750,00
FIORINO 1.5 MPI R$ 750,00
     
IMPORTADOS BMW 540 8 CIL R$ 1600,00
ALFA 164 6 CIL R$ 1150,00
PAGERO 6 CIL R$ 1150,00
AUDI 1.8 20V R$ 900,00
PERUA PASSAT 1.8 20V R$ 900,00
PASSAT 1.8 20V R$ 800,00
PASSAT 2.0 8V R$ 800,00
DAKOTA 6 CIL R$ 1150,00
CHEROQUI R$ 1600,00




OBS.: Os veículos não encontradas nesta lista, por favor consultar a GPZ Auto Moto Peças Ltda, pelo fone: (0XX16) 625-8516, pois muitos deles estão em testes ou com a transformação em andamento.
Fonte: GPZ Auto Moto Peças Ltda
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas