União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Conheça métodos para aumentar o rendimento fermentativo através de leveduras especiais
Publicado em 25/05/2018 às 10h59
Calcular o rendimento fermentativo nas usinas, ainda é uma tarefa complexa. Para obter ganhos é preciso definir muito bem qual é o rendimento atual e as possíveis vantagens ao substituir as linhagens. Por isso, a UniUDOP levou o tema "Novas linhagens de levedura e seu efeito no rendimento fermentativo" para ser discutido na 1ª aula/palestra Industrial de 2018.

O engenheiro químico e sócio proprietário da BioContal, Sílvio Roberto Andrietta, definiu aos participantes os fatores que afetam o valor do rendimento fermentativo; a estimativa de precisão do valor de rendimento fermentativo; e as vantagens de se utilizar linhagens de levedura isoladas do próprio processo, bem como leveduras modificadas geneticamente.

"A base hoje é definir qual é o nosso rendimento e quanto nós podemos ganhar substituindo essa linhagem que nós temos hoje, por outra", afirma o especialista. Para ele, o maior problema é como ter precisão suficiente para fazer essa avaliação, visto que, dentro de uma usina ocorrem muitas variáveis ao mesmo tempo no processo e que interferem no rendimento fermentativo.

O grupo Glencane apresentou durante o curso, os aspectos relevantes que conseguiram ao usar leveduras selecionadas em fermentação batelada. Esse projeto ocorre na Unidade Rio Vermelho, em Junqueirópolis, interior de São Paulo e proporcionou para a usina o uso de leveduras apenas de desempenho superior e maior controle.

O grupo Raízen também mostrou como o uso de leveduras "engenheiradas", como eles chamam, beneficiou a produção de etanol de 1ª e 2ª geração.

Confira a reportagem completa da TV UDOP, clicando aqui. A galeria de fotos do evento está disponível no Flickr da UDOP ou clicando aqui.
Camila Lemos
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas