União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Petróleo recua com redução de preocupações sobre Irã
Publicado em 23/07/2019 às 11h53
Os contratos futuros do petróleo caíam para cerca de 63 dólares o barril nesta terça-feira, à medida que diminuem as preocupações de que um aumento de tensões no Oriente Médio atinja o fornecimento, agravando o impacto de uma perspectiva de demanda mais fraca.

A captura pelo Irã de um petroleiro britânico na semana passada provocou preocupações sobre as interrupções no fornecimento do Estreito de Ormuz, através do qual passam cerca de um quinto do fluxo de petróleo do mundo, levando à recuperação do petróleo na segunda-feira.

O petróleo Brent recuava 0,19 dólar, ou 0,3%, a 63,07 dólares por barril, às 11:32 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,08 dólar, ou 0,14%, a 56,14 dólares por barril.

?A resposta dos preços do petróleo à apreensão de um petroleiro britânico por forças armadas iranianas perto do Estreito de Ormuz foi incrivelmente discreta até agora?, disse Carsten Fritsch, analista do Commerzbank.

?Parece que a maioria dos participantes do mercado está convencida de que não haverá conflito aberto entre o Ocidente e o Irã?, disse ele.

As tensões surgem no momento em que os Estados Unidos pretendem cortar as exportações de petróleo do Irã, tendo como pano de fundo os cortes de oferta liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) desde o início do ano para sustentar os preços.

Apesar das menores exportações iranianas e das restrições de oferta voluntária da Opep, o suprimento de petróleo está excedendo a demanda devido ao forte crescimento da produção dos Estados Unidos e de outros produtores não-Opep, de acordo com a Agência Internacional de Energia.

Uma perspectiva mais fraca para a demanda por petróleo devido à desaceleração do crescimento econômico pesou sobre os preços, que ainda estão em alta de 18% em 2019, ajudados pelo pacto de oferta liderado pela Opep.

?Embora os preços tenham sido impulsionados pela evolução da oferta na primeira metade do ano, considerações econômicas estão fazendo com que a alta do petróleo seja cuidadosa este mês?, disse Tamas Varga, da corretora de petróleo PVM.
Alex Lawler
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Notícias Relacionadas
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo recua após salto da véspera e com foco na oferta
Publicado em 27/03/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo sobe 1,5% com escalada das tensões entre Rússia e Ucrânia
Publicado em 26/03/2024
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Petróleo volta a cair e fecha a semana praticamente estável
Publicado em 25/03/2024
Mais Lidas