União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

Brasil poderá exercer papel de destaque na transição global para renováveis, diz Fatih Birol
Publicado em 30/10/2019 às 09h40
O presidente da Agência internacional de Energia, Fatih Birol, afirmou nesta terça-feira (29/10) que o Brasil poderá exercer um papel de destaque na transição global para energias renováveis graças à sua produção crescente de biocombustíveis e à manutenção de participação expressiva de produção hidrelétrica em sua matriz energética.

A produção brasileira de etanol, incentivada pelo programa RenovaBio, deve crescer quase 40% entre 2019 e 2024, levando o país a uma produção anual de quase 8 bilhões de litros anuais.

A marca garantirá a segunda posição entre os maiores produtores mundiais de biocombustíveis, afirmou o presidente da IEA durante palestra na OTC Brasil 2019, no Rio de Janeiro.


Mudança de patamar promovida por políticas públicas

O caso do RenovaBio é citado por Fatih Birol como apenas um exemplo da importância do ajuste de foco que a alteração de políticas públicas pode promover. O outro é a série de leilões de petróleo promovidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) nos últimos anos.

Para o presidente da IEA, o Brasil assistiu a uma mudança de patamar em relação a políticas públicas para o setor de energia mas, ainda assim, mantém uma postura modesta demais no cenário global em relação à transição energética. Ele diz que está na hora de o país ganhar protagonismo.

"É bom ser modesto, mas o Brasil tem sido modesto demais",a firmou. "Não sejam modestos, refiram-se a vocês como um grande caso de sucesso. O caso brasileiro mostra que as políticas públicas podem mudar".
29/10/19
Fonte: epbr
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas