União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Uso do termo aumentou mais de 100 vezes desde 2018, de acordo com banco de dados do dicionário britânico.
Publicado em 21/11/2019 às 11h36
A "Palavra do ano" de 2019, segundo o Dicionário Oxford, é "emergência climática". Ela foi divulgada nesta quarta-feira (20) e, segundo o próprio dicionário britânico, o uso do termo aumentou mais de 100 vezes desde setembro de 2018. Os dados foram coletados em um banco com milhões de palavras em inglês.

A definição de "emergência climática" estabelecida pelo Oxford é: "uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis."

Todos os anos, a editora elege a palavra que, naquele período, atraiu um grande interesse. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural".

"A palavra ´clima´ tem sido fundamental para 2019 e aparece em várias frases importantes, mas a ´emergência climática´ se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra ´emergência´", disse a equipe do dicionário.
Parlamento britânico decreta emergência climática.

Ainda segundo o Oxford, a escolha do termo em pesquisas científicas sobre questões climáticas influenciou o aumento do uso neste ano. Um artigo recente, assinado por 11 mil cientistas e 153 países, alertou que "os pesquisadores têm uma obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica".

O jornal "The Guardian" escolheu editorialmente o uso do termo "emergência climática" no lugar de "mudanças climáticas". A ideia é reforçar que os impactos do aquecimento global já estão acontecendo no planeta.

O termo foi escolhido a partir de uma lista com outras expressões relacionadas ao assunto: "ação climática", " crise climática", "negação climática", "eco-ansiedade", "ecocídio", "extinção", "aquecimento global".

"Este foi um ano fascinante para a palavra ´clima´, e vemos isso especialmente na maneira como as pessoas que falam o inglês passaram a combiná-la com outras palavras", disse Casper Grathwohl, presidente da empresa do Oxford.
Fonte: g1
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024