União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Agência UDOP

Associadas UDOP recebem Certificado de Energia Verde
Publicado em 28/02/2020 às 10h07
Foto Notícia
Nesses primeiros meses de 2020, 14 associadas UDOP, que produzem energia elétrica a partir da biomassa, receberam o Certificado de Energia Verde. O selo é emitido no âmbito do Programa de Certificação de Bioeletricidade -- Edição 2020, uma iniciativa da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar em cooperação com a CEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e apoio da Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.

De acordo com a Unica, o Certificado Energia Verde, criado em 2015, é a primeira certificação no Brasil focada estritamente na energia elétrica produzida a partir da cana-de-açúcar, contemplando usinas sucroenergéticas que exportam eletricidade para o SIN - Sistema Interligado Nacional e também as que produzem apenas para o autoconsumo, desde que cumpram as diretrizes do Programa de Certificação.

Algumas destas regras incluem a obrigação de que as unidades geradoras estejam adimplentes junto à CCEE, sejam associadas à Unica e atendam critérios de eficiência energética, além de que o combustível empregado na geração seja renovável. Ao total, 54 unidades já recebem este certificado em 2020.

Ao longo de 2020, as 54 unidades detentoras desta certificação devem produzir um total de 12.211 GWh, sendo 64% exportados para o SIN e o restante para o autoconsumo das plantas sucroenergéticas.

"Trata-se de uma energia estratégica e renovável a ser produzida por essas usinas para o país, equivalente a 15% da produção do ano passado da Usina Itaipu ou a 100% da geração a carvão mineral. Do lado do consumo, esses 12.211 GWh representam mais de 7% do consumo anual industrial de energia elétrica pelo Brasil, além de evitar a emissão estimada de 4,1 milhões de toneladas de CO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 29 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos", destacou nota da Unica.

Veja abaixo as associadas UDOP que receberam a certificação:

Atvos Agroindustrial -- Santa Luzia
Atvos Agroindustrial -- Alto Taquari
Atvos Agroindustrial -- Costa Rica
Atvos Agroindustrial -- Água Emendada
Atvos Agroindustrial -- Rio Claro
Atvos Agroindustrial -- Eldorado
Atvos Agroindustrial -- Morro Vermelho
Cocal -- Paraguaçu Paulista
Vale do Paraná
Raízen - Gasa
Raízen -- Univalem
Usina Lins
Viralcool Castilho
Usina Vertente
Rafaela Giomo
Fonte: Agência UDOP de Notícias
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Copyright© 2008 - UDOP.
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução, desde que citada a fonte.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024