União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Energia

China tem queda de 57% nas exportações do setor solar entre janeiro e fevereiro
Publicado em 26/03/2020 às 10h01
As exportações chinesas de equipamentos e componentes de energia solar registraram queda de 57% em fevereiro em relação ao mês anterior, de acordo com os últimos dados apresentados pela indústria local. A queda é resultado da extensão do feriado de ano-novo e das restrições de transporte e fabricação de módulos em função da crise do coronavírus.

O volume de exportação de fevereiro foi de cerca de 2,83 GW e, na comparação anual, houve queda de 30%. Maior produtor global do setor, a China tem seu mercado dominado por um número pequeno de fabricantes, como a JinkoSolar, JA Solar e a Trina Solar. O volume de embarques das dez maiores companhias respondeu por 83% do total do país no período, cerca de 2,35 GW.

Recentemente, na divulgação dos resultados financeiros do ano passado, a JinkoSolar apontou que a crise causada pela epidemia gerou um adiamento de 400 MW a 500 MW de embarques de módulos do primeiro para o segundo trimestre de 2020. A companhia também destacou que a utilização da capacidade instalada de suas fábricas retornou a 100%.

Em janeiro, já em meio a epidemia do coronavírus, a exportação de componentes havia apresentado leve crescimento mensal, mas uma queda de 35% na comparação anual. No período, foram totalizados 4,45 GW embarcados, contra 6 GW em janeiro de 2019.

O surto inicial do coronavírus ocorreu na província de Hubei, um importante centro industrial que abriga diversas fabricantes do setor fotovoltaico. O esforço em conter a propagação da epidemia causou interrupções na cadeia de fornecimento e levou a redução de estoques na China. Os principais mercados de energia solar do mundo ainda avaliam os impactos da crise.
Fonte: Portal Solar
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas