União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cana-de-açúcar

Variedade da cana-de-açúcar produz ácido que atua como pesticida natural, diz pesquisa
Publicado em 31/03/2020 às 15h07
Um estudo feito pela Embrapa em parceria com instituições brasileiras e internacionais mostrou que uma variedade de cana do complexo Saccharum produz ácido clorogênico quando exposta ao ataque da broca-da-cana-de-açúcar. A substância, considerada um biopesticida natural, atua contra essa mariposa agressora, que é a principal praga da cultura no Brasil.

A variedade de cana-de-açúcar foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). Esse biopesticida natural também tem efeito nocivo contra pragas de outras culturas, como milho, café e tomate, afetando o desenvolvimento das pragas e neutralizando os impactos nas lavouras.

No estudo, a substância também foi adicionada na dieta da mariposa ainda em fase de lagarta. O resultado foi um desenvolvimento mais rápido na sua fase de pupa, porém, com deformação das asas na fase de mariposa.

Os pesquisadores garantem que o ácido clorogênico pode ser considerado um biopesticida natural com a função de desenvolver variedades da cana-de-açúcar mais resistentes à praga broca-da-cana. A variedade está entre os 128 acessos do complexo Saccharum mantidos no Banco Ativo de Germoplasma (BAG) da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

"A partir desses achados, devemos realizar experimentos com outras variedades do banco para verificar o comportamento de produção de ácido clorogênico e, possivelmente, ampliar o leque de cruzamentos viáveis"
Fonte: Globo Rural
Texto extraído do boletim Siamig
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas