União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Alívio: Após longo período de estiagem, disponibilidade de água no solo no Sul é maior do que nas outras regiões
Publicado em 29/05/2020 às 17h29
Pela primeira vez em 2020, a disponibilidade de água no solo no sul do Brasil, ultrapassa as demais regiões do país. Desde o início da estação chuvosa, a região vem enfrentando problemas com as irregularidades de chuvas e altas temperaturas, que resultaram em perdas expressivas na produção de soja no Rio Grande do Sul e preocupação quanto ao desenvolvimento do milho safrinha no Paraná, durante o último mês.

Na semana passada choveu de maneira mais expressiva em toda a região, devido a passagem de uma frente fria, levando assim certo ao alívio para o produtor. Segundo os mapas de disponibilidade de água no solo, da Agritempo, no período entre 24 e 28 de maio, o Rio Grande do Sul tem volumes acima de 80 milímetros de precipitação em todo o estado.

O alívio também chegou para o produtor de Santa Catarina, sendo os maiores volumes notados no oeste do estado. O leste e parte da área central têm o volume mais baixo, não ultrapassando os 60 milímetros. O abastecimento no estado também é crítico e a estiagem que se estende desde o ano passado, se agravou no entre março e maio de 2020.

Já no Paraná, os volumes observados em todo o estado são mais baixos, não ultrapassando os 60 mm em sua maior parte. Áreas da região central e leste, têm entre 60 e 80 mm de precipitação. O norte do Paraná foi a região mais afetada pela estiagem desde ano, que já é considerada a mais severa dos últimos 50 anos.

Com a chegada do Inverno, a preocupação agora de toda a região é com as geadas. Segundo Elmar Floss - Doutor em Agronomia, especialista em fisiologia e nutrição de plantas, os volumes das últimas chuvas são suficientes para garantir as pastagens de Inverno e a umidade do solo por pelo menos um mês no RS. No Paraná a preocupação com o desenvolvimento do milho safrinha também já não precisa de altos volumes de água. As geadas, no entanto, preocupam o produtor local.
Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas