União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Soja/Anec: Exportações em maio somam 13,9 mi de t; embarques de junho podem chegar a 10,8 mi de t
Publicado em 04/06/2020 às 11h15
Foto Notícia
As exportações de soja do Brasil totalizaram 13,915 milhões de toneladas em maio, conforme estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) divulgada há pouco. O volume, segundo a associação, ficou abaixo dos 14,259 milhões de toneladas de abril, mas acima dos 13,325 milhões de toneladas de março. Para junho, a programação de navios indica até o momento embarques ao exterior de 10,799 milhões de toneladas de soja. Se o número se confirmar, o Brasil deve fechar o semestre com exportação de 60,525 milhões de toneladas da oleaginosa.

Quanto ao farelo de soja, os embarques totalizaram 1,708 milhão de toneladas em maio, de acordo com a Anec, e a expectativa é de 1,687 milhão de toneladas em junho. Se confirmada a projeção, as vendas externas no semestre devem ficar em 8,645 milhões de toneladas.

Com relação ao milho, saíram rumo ao exterior 29.705 toneladas em maio. Para junho, a programação de navios indica exportação de 689.041 toneladas. Caso o volume esperado se confirme, os embarques na primeira metade do ano devem chegar a 2,455 milhões de toneladas.

Para a semana de 31 de maio a 6 de junho, estavam programados embarques de 3,427 milhões de toneladas de soja e 420.138 toneladas de farelo nos portos brasileiros.

Conforme a Anec, as atividades seguem normalmente nos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS), São Luís/Itaqui (MA), São Francisco do Sul (SC), Vitória (ES), Itacoatiara (AM), Barcarena/Vila do Conde (PA), Santarém (PA), Imbituba (SC), Aratu (BA) e Santana (AP). "A automação presente em toda a cadeia (fazendas, logística interna, armazéns, terminais portuários) aliada às medidas de segurança implementadas por todos os entes da cadeia tem garantido a continuidade das operações", disse a Anec, no comunicado.

A associação assinalou que há três navios porta-contêineres no Porto de Santos em quarentena determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a casos de covid-19 a bordo das embarcações. Caso suspeito no Porto de Paranaguá foi descartado por exame laboratorial.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas