União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

WSJ: China cancela alguns carregamentos de produtos agrícolas dos EUA
Publicado em 04/06/2020 às 11h17
Estatais chinesas cancelaram alguns carregamentos de produtos agrícolas dos Estados Unidos, disseram executivos do setor de transporte marítimo ao Wall Street Journal. O cancelamento ocorre num momento de escalada das tensões entre EUA e China por causa de medidas do país asiático para limitar a autonomia de Hong Kong.

"Alguns carregamentos de ração animal, milho, carne suína, algodão e algumas importações de carne foram adiados", disse um executivo chinês do setor de transporte marítimo que pediu para não ser identificado e que foi informado sobre a decisão de Pequim. Segundo o executivo, importadores privados chineses não estão incluídos na medida, mas isso pode mudar, dependendo da relação entre EUA e China daqui para a frente.

Outro executivo chinês disse que estatais chinesas cancelaram entre 15 mil e 20 mil toneladas em embarques de carne suína, o equivalente a cerca de dez dias de ordens de importação. Se Washington adotar uma postura mais dura, disse, "poderemos voltar a outra rodada de tarifas e limitações", disse.

Segundo o primeiro executivo, as estatais Cofco e Sinograin estavam buscando 23 carregamentos de soja dos EUA na semana passada, mas adiaram os planos. Ele disse que sua companhia seria responsável pelo transporte de cerca de um terço desses carregamentos. "É um tiro de advertência para que os americanos diminuam os ataques verbais."

O cancelamento das importações, relatado antes pela Bloomberg News, envolve ordens feitas após a assinatura da primeira fase do acordo comercial entre os dois países, em janeiro.

Segundo funcionários do governo norte-americano, a China elevou significativamente as compras de produtos agrícolas dos EUA desde março, mas as compras em outros setores ficaram abaixo da expectativa.

Como parte da primeira fase do acordo comercial, a China disse que elevaria as importações de produtos agrícolas dos EUA em US$ 32 bilhões ao longo de dois anos. Em média, a China compra mais de 55% da soja exportada pelos EUA, 80% do sorgo, 16% do algodão e cerca de 5% da carne suína, de acordo com dados chineses de comércio.
Fonte: Broadcast Agro
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024