União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Etanol

No Dia Mundial do Meio Ambiente, redução da alíquota do ICMS do etanol seria um grande presente aos paraibanos
Publicado em 05/06/2020 às 14h51
Dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, deputados e especialistas discutem redução de alíquotas do ICMS do etanol. Diretamente ligado ao setor sucroalcooleiro, setor que mais gera emprego no Estado, a pauta precisa de mais atenção.

O Presidente da Frente Parlamentar de Biocombustíveis, o deputado Tovar Correio Lima, que está de volta à Assembleia, ressalta que "não só como político, mas também como cidadão, vejo no futuro energia limpa tomando espaço interessante. O Brasil tem potencial para ser autossuficiente em recursos energéticos", informa o deputado que tem mantido diálogo constante com representantes institucionais do setor de biocombustíveis.

Partidário da redução de alíquotas, Tovar destaca: "estive no evento da DATAGRO no ano passado, e na ocasião Plínio Nastari, um dos maiores especialistas no tema, inclusive representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), informou como a redução de alíquota no etanol é capaz de gerar mais emprego e ao mesmo tempo trazer mais receita para o Estado. Ou seja, os benefícios da desoneração é extremamente vantajoso sob o ponto vista social, ambiental e econômico".

O deputado Raniery Paulino, grande incentivador de pautas importantes na Assembleia Legislativa, ressalta que o "Estado da Paraíba é o mais caro para se viver. Pagamos a mais alta carga do Brasil, especialmente nos preços dos combustíveis. A redução de alíquotas dos combustíveis principalmente do que temos e produzimos, que é o etanol, que advém da cana-de-açúcar, é importante e me coloco à disposição na Assembleia".

Priscilla Maciel, advogada e Mestre em Direito de Energia, afirma que "a Paraíba estre os três estados no Nordeste com as maiores alíquotas de ICMS. Reduzindo o imposto seria atrativo para os automóveis FLEX."

Especialista e atual Secretária-Geral da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da OAB, Priscilla Maciel, reforça ainda: "a Paraíba precisa trilhar rotas de desenvolvimento. O pós-COVID precisa contemplar medidas mais eficientes, provocar mais diálogos com o setor produtivo, implementar medidas de estímulo aos segmentos que agregam sob a ótica socioambiental, a exemplo do setor de cana-de-açúcar. Por isso, vamos encaminhar a Assembleia, por meio do Comitê de Economia Verde do CIPED (Centro Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Direito) um ofício solicitando uma audiência com o setor para emplacar esta pauta."
Fonte: Extra PB
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas