União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Porto de Santos tem movimentação recorde no 1º semestre puxado por commodities agrícolas
Publicado em 14/07/2020 às 16h11
Foto Notícia
O porto de Santos registrou entre janeiro e junho de 2020 um recorde semestral de movimentações, atingindo a marca de 70,3 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pelas exportações de commodities agrícolas, informou a Santos Port Authority (SPA) nesta terça-feira.

O volume representa um avanço de 10,6% na comparação anual, com altas de 13,9% nas exportações e de 2,6% nas importações, segundo comunicado da autoridade portuária, que destacou resultados positivos inclusive nos segmentos mais afetados pela pandemia de coronavírus, como o de contêineres.

Em termos de exportações, os embarques de açúcar dispararam 40% no período, a 8,7 milhões de toneladas, enquanto as exportações do complexo soja bateram 22,8 milhões de toneladas, alta de 27% no ano a ano. Santos é o principal porto do Brasil para embarques dos dois produtos.

Os embarques de commodities do Brasil têm sido estimulados pelo câmbio favorável e uma firme demanda chinesa, especialmente por soja, principal produto de exportação do país. No caso do açúcar, o Brasil também ampliou suas exportações em momento de menor oferta em outros países competidores, o que chegou a gerar filas e espera para os despachos.

No fronte da importação, o porto verificou no semestre altas de cerca de 30% nos desembarques de adubo, a 2,7 milhões de toneladas, e de óleo diesel e gasóleo, a 1,4 milhão de toneladas.

"Os bons números do porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações. No acumulado do ano, também o contêiner, que movimenta as cargas de maior valor agregado e as mais afetadas pela pandemia, registra avanço importante", disse em nota o presidente da SPA, Fernando Biral.

Considerando apenas junho, Santos registrou seu quinto recorde mensal consecutivo, movimentando 12,3 milhões de toneladas, avanço de 6,2%. Apesar de um nível menor de desembarques ante junho de 2019, as exportações --- novamente puxadas por commodities agrícolas --- permitiram o resultado.

Os embarques em junho totalizaram 9,4 milhões de toneladas, alta de 14,6% no ano a ano; os desembarques somaram 2,8 milhões de toneladas, queda de 14,3%, apontou a SPA.
Gabriel Araujo; edição de Roberto Samora
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas