União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Produção de veículos faz indústria crescer em junho, mas distante de rombo da pandemia
Publicado em 06/08/2020 às 16h14
Mais uma vez influenciada pela produção de carros e caminhões, a indústria brasileira voltou a esboçar uma retomada no mês de junho, com alta de 8,9% na comparação com maio, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Porém, o setor ainda está longe de retomar os 26,6% perdidos em março e abril, durante o avanço da Covid-19 no Brasil.

A retomada gradual das atividades ---principalmente no segmento automobilístico--- em meio à pandemia da Covid-19 já havia feito a produção industrial do Brasil iniciar recuperação em maio, com crescimento de 8,2% em relação a abril. Os dois últimos meses juntos, contudo, não conseguiram resgatar todas as perdas na pandemia, segundo o IBGE.

De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, embora tenha crescido bastante, com expansão de 17,9% nos meses de maio e junho, a produção industrial ainda está longe de eliminar a perda concentrada nos meses de março e de abril. "O saldo negativo desses quatro meses [março a junho] é bastante relevante [-13,5%]", disse.

Em abril, considerado o fundo do poço da indústria até o momento, o registro negativo havia superado até a queda de 11% de maio de 2018, quando ocorreu a greve dos caminhoneiros. Porém, aquela produção foi reposta no mês seguinte, algo que não aconteceu agora, já que as medidas de isolamento social continuaram em maio.

O acumulado do primeiro semestre de 2020 registra um recuo de 10,9% na produção industrial. Em 12 meses, a queda foi de 5,6%, retração mais intensa desde dezembro de 2016, quando havia caído 6,4%. Em relação a junho de 2019, a indústria diminuiu 9%, oitavo resultado negativo seguido nessa comparação.

O IBGE apontou que o resultado positivo de junho foi influência do setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou 70% em junho, puxado principalmente pela produção de carros e caminhões.

"Esse segmento acumulou expansão de 495,2% em dois meses consecutivos de crescimento na produção", disse o gerente da pesquisa. Ele lembrou, porém, que o ramo está 53,7% abaixo do patamar de fevereiro, antes da pandemia.

O setor de outros equipamentos de transporte, que engloba as motocicletas, também se destacou em junho e cresceu 141,9%, após expansão positiva também no mês de maio (57%). Contudo, segundo André Macedo, esses avanços estão longe de superar as perdas observadas em março e abril.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontou que indústria automobilística viu sua produção cair pela metade no primeiro semestre de 2020 e estima uma retomada lenta, com previsão de duração até 2025.

De acordo com o presidente da instituição, Luiz Carlos Moraes, a situação geral do setor é de uma crise maior que as enfrentadas nas décadas de 80 e 90 e na recessão econômica de 2015/16. "Ela veio num momento em que as empresas projetavam um crescimento anual de quase 10%", apontou.

O setor de automóveis projeta que o ano termine com uma produção de 1,630 milhão de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, volume 45% inferior ao que ocorreu em 2019. A Anfavea também projeta exportação de 200 mil unidades, uma queda de 53%, e calcula vendas de 1,675 milhão de veículos, redução de 40%. "Um recuo dessa magnitude no ano terá impactos duradouros", disse Moraes.

No primeiro semestre, a Anfavea informou ainda que registrou o licenciamento de 808,8 mil autoveículos, retração de 38,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as exportações totalizaram 119,5 mil, queda de 46,2%.

"Nossa estimativa para 2020 é realista com base no prologamento da pandemia no Brasil e na deterioração da atividade econômica e da renda dos consumidores", analisou Luiz Carlos Moraes.

Os setores de Alimentos e Coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, por outro lado, caíram no mês de junho.

O primeiro vinha de resultados positivos, enquanto o restante da indústria estava em queda, além de queda no açúcar, o que contribuiu para o resultado. Já o segundo mostrou um recuo natural depois de expansão de 16,3% em maio, segundo André Macedo.

Entre as grandes categorias econômicas, todos os ramos tiveram registro positivo.

Bens de consumo duráveis (82,2%) e bens de capital (13,1%) foram para o segundo mês seguido de expansão na produção, com avanços de 287,4% e 47,3% desde maio. Mesmo assim, ainda bem abaixo de antes da pandemia (-40,1% e -27,1%, respectivamente).

Renata de Mello Franco, economista do FGV-Ibre, apontou que o crescimento positivo apontado pelo IBGE no setor de veículos no mês de junho é reflexo da reabertura das fábricas, que ficaram fechadas nos primeiros meses de pandemia. "Não podemos falar que é um momento de recuperação da indústria", analisou.

Ela lembrou que a produção industrial nacional já vinha sem crescimento no ano passado, com o setor automobilístico impactado pela queda nas exportações para a Argentina e o mercado doméstico sustentando a indústria. Por isso, o momento já não era bom antes da pandemia. E uma segunda onda de contágio da Covid-19 pode piorar a situação.

"O mercado de trabalho também vai impactar bastante, com a indústria dependendo de consumo interno e do consumo das famílias. O resultado pode ser negativo se o mercado não reagir e a renda continuar deprimida", apontou a economista.

Otto Nogami, economista do Insper, também teme uma segunda onda de contaminação pela Covid-19. Ele acha difícil que o Brasil recupere o patamar pré-crise até o fim do ano e apontou que o início da pandemia, que provocou medidas de isolamento com o fechamento de bares, restaurante e comércio, deixou o país em uma situação de recessão profunda.

"Estamos em um patamar semelhante a 2009, quando houve retração da atividade econômica pela crise nos EUA. Mas dessa vez estamos sem condições de estímulo nenhum por parte do governo, dado o comprometimento das contas", analisou, relembrando que, há 11 anos, o país criou isenções tributárias e desonerou folhas de pagamentos.

Gilberto Braga, economista e professor do Ibmec, foi outro especialista que projetou uma retomada atrelada ao ritmo de controle da pandemia e da capacidade de reação da produção industrial. Para ele, o segundo semestre será de recuperação, mas sem atingir níveis suficientes para recuperar o patamar de 2019. "Vamos fechar próximos de zero".

O professor avalia que a recuperação será baseada no aquecimento da produção agrícola e segmentos industriais voltados ao agronegócio, tem expectativa de retomada nos investimentos em petróleo e gás e vê com bons olhos a reação do setor imobiliário por conta de queda na taxa de juros.

O primeiro óbito conhecido de Covid-19 no país ocorreu no dia 17 de março. A partir daí, com o avanço da doença, o país promoveu o distanciamento social como forma de combater a pandemia.

As medidas restritivas causaram efeitos econômicos e intensificaram o aumento do desemprego no Brasil, que chegou a 12,9% no trimestre encerrado em maio, e contribuiu para que 7,8 milhões de posto de trabalho fossem perdidos. A população ocupada teve uma queda recorde de 8,3% na comparação com o trimestre anterior.

O índice de desocupação de junho sofreu os efeitos do distanciamento social, já que pela primeira vez a pesquisa tem sido feita por telefone. Assim, a Pnad Contínua atrasou a divulgação, que ficou para o fim desta semana.
04/08/2020
Fonte: Folha de S. Paulo
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas