União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Comitê do RenovaBio fará estudos para balizar política energética para diesel verde
Publicado em 18/09/2020 às 11h11
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai definir uma política pública sobre novos biocombustíveis. O assunto é objeto de debate entre a indústria de petróleo e a agroindústria.

De acordo com o secretário de petróleo, gás e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira, uma primeira reunião para discutir o tema foi convocada para o dia 30 de setembro, no âmbito do comitê do programa RenovaBio, que fará estudos para subsidiar a política. O anúncio ocorreu durante a audiência pública da Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a especificação do diesel verde (ou diesel renovável) nesta quinta-feira (17).

"Temos que entender o que o país quer em termos de política energética e vamos definir isso no âmbito do colegiado do CNPE", explicou.

O assunto vem opondo produtores de biocombustíveis e a indústria de petróleo. A Petrobras defende que o diesel produzido a partir do coprocessamento de petróleo com óleos vegetais nas refinarias, conhecido como HBIO, seja enquadrado como biocombustível, mas a agroindústria argumenta que o produto tem como base 95% de combustível fóssil e apenas 5% de óleo vegetal e, deste modo, não poderia compor a mistura obrigatória de adição de biodiesel ao diesel (hoje de 12%, mas que será de 15% em 2023), nem gerar créditos de descarbonização --- os Cbios, que as distribuidoras de combustíveis são obrigadas a comprar, dentro de metas assumidas no programa RenovaBio. A regulação proposta pela ANP diferencia os produtos.

"O coprocessamento não produz um biocombustível nem um diesel verde 100%, que, por definição, teria que ser 100% renovável. Não podemos negar que o HBIO tem sua parcela renovável, mas é um diesel fóssil que tem uma parcela renovável, o que não é apropriado para caracterizar essa carga final como diesel verde", explicou a especialista em regulação de petróleo e derivados, álcool combustível e gás natural da ANP, Lorena Mendes, durante a audiência.

Em julho, a estatal processou 2 milhões de litros de óleo de soja na refinaria Repar (PR). A companhia conseguiu produzir 40 milhões de litros do diesel renovável, com 5% de teor renovável. Segundo a companhia, o diesel verde emite 70% menos gases de efeito estufa que o diesel mineral e 15% menos que o próprio biodiesel --- que leva metanol no processo produtivo. Além disso, o hidrotratamento remove os contaminantes que causam os entupimentos de filtros, bombas e bicos.

"Por que especificar nessa resolução que apenas um processo seria usado no percentual obrigatório da mistura [de biodiesel]?", questionou o gerente de comercialização da Petrobras, Sandro Barreto, durante a audiência. "A competição é positiva na visão da Petrobras e estimula a melhoria de competitividade de ambos os produtos", acrescentou.
Fonte: Valor Econômico
Texto extraído do boletim SCA
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.