União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Cana-de-açúcar

uisa adota medidas de proteção das vazões captadas
Publicado em 21/09/2020 às 08h43
Foto Notícia
Em período de grande estiagem, a uisa redobra sua atenção ao monitoramento contínuo das vazões captadas, a fim de preservar a sustentabilidade e as condições ambientais de suas operações. Em consonância com a Polícia Militar Ambiental de Barra do Bugres (MT), responsável pela fiscalização ambiental do médio norte mato-grossense, a uisa implementa alternativas sustentáveis para garantir a continuidade de suas atividades e reduzir os impactos ambientais.

"Para minimizar os efeitos da atual estiagem que assola o Estado de Mato Grosso, a uisa já havia suspendido a captação de água para irrigação da cultura da cana-de-açúcar durante o período do dia. Porém, com o agravamento da seca e certos do compromisso que temos com a sustentabilidade de nossas comunidades, a uisa suspendeu totalmente a captação de água no Rio Bracinho.", destaca o Gerente do Sistema de Gestão Integrado, Caetano Henrique Grossi.

Atualmente, 100% da água do processo industrial é mantida em circuito fechado, minimizando o consumo de recursos hídricos e a geração de efluentes. A companhia realiza continuamente o monitoramento da qualidade das águas superficiais e subterrâneas da região. São efetuadas coletas de amostras de águas superficiais dos rios, córregos e lagoas para a avaliação da sua qualidade através de parâmetros químicos, físicos e biológicos. De acordo com o Índice de Qualidade das Águas (IQA), a qualidade dos nossos recursos hídricos é classificada como ótima ou boa. Além disso, a companhia estabelece comunicação regular com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) através do envio de relatórios mensais.

A sustentabilidade, além de uma estratégia de negócios, é matriz das atividades da companhia. São inúmeras as ações socioambientais e de desenvolvimento sustentável, que conferem a companhia as excelentes práticas em respeito à legislação ambiental, com destaque para a preservação e conservação da flora e fauna local em todos os sites agroindustriais. A uisa conta com um Viveiro Florestal que produz mudas nativas e frutíferas que são distribuídas para prefeituras, entidades e para as comunidades do entorno. Em cumprimento à sua Política Interna e preocupada em proteger e melhorar os seus processos, a uisa desenvolve diversos projetos socioambientais.

Reconhecida nacionalmente pelas certificações ISO 9001, ISO 14001, FSSC 22000, Kosher e Bonsucro, a companhia também conquistou este ano a certificação RenovaBio, cooperando com a redução das emissões de CO2 na matriz energética do país.

Em seu Plano de Gerenciamento Ambiental, identifica os aspectos e impactos socioambientais da organização, aplicáveis às atividades, produtos e serviços que possam ser controlados ou influenciados respeitando os direitos dos trabalhadores, povos indígenas e comunidade, promovendo um ambiente participativo com diversidade, segurança e engajamento dos stakeholders.

Segundo Caetano, além do rigoroso controle das práticas internas, melhoramento da qualidade de seus produtos e a utilização de alternativas sustentáveis que possam eliminar qualquer impacto causado por seus processos produtivos, a companhia objetiva o desenvolvimento socioambiental com seu público interno e toda a comunidade de sua área de atuação.

A uisa realiza também a ação de revitalização de 246 nascentes presentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP) em torno das nascentes dos corpos hídricos localizados em suas propriedades rurais.

"A companhia direciona suas ações com foco na transparência e cumprimento das regulamentações visando contribuir no desenvolvimento sustentável do estado de Mato Grosso.", destaca o Gerente.


Sobre a uisa:

Em seus 40 anos de história, a uisa atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro e açúcares cristal, refinado e triturado. Localizada em Nova Olímpia - Mato Grosso, a usina tem como mercado vocacional as regiões Centro-Oeste e Norte do país.
Fonte: uisa
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas