União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Com possível 2ª onda de covid na Europa, mercados internacionais têm queda
Publicado em 22/09/2020 às 08h33
As Bolsas da Ásia fecharam em baixa generalizada nesta terça-feira, 22, diante de preocupações renovadas com uma segunda onda de coronavírus, principalmente na Europa, e após um dia de perdas em Wall Street.

O mau humor se instalou diante da possibilidade de que países da Europa voltem a impor medidas de restrição com o aumento de novas infecções por covid-19 em várias partes do continente. Ações de companhias aéreas foram destaque negativo na região da Ásia e do Pacífico, com quedas que variaram de cerca de 2% a mais de 5%.

Os negócios asiáticos também foram contaminados pelas Bolsas de Nova York, que na segunda-feira, 21, ficaram no vermelho, não apenas em função do coronavírus, mas também porque os Estados Unidos atravessam um cenário político conturbado e por causa de um escândalo envolvendo grandes bancos americanos e europeus.


Bolsas da Ásia

Na China continental, o Xangai Composto recuou 1,29% hoje, a 3.274,30 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,09%, a 2.184,15 pontos.

Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi registrou a maior queda, de 2,38%, encerrando os negócios em Seul em 2.332,59 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 0,98% em Hong Kong, a 23.716,85 pontos, e o Taiex caiu 1,17% em Taiwan, a 12.645,51 pontos. Em Tóquio, a Bolsa não operou pelo segundo dia consecutivo devido a feriados no Japão.

Na Oceania, o índice da Bolsa australiana - o S&P/ASX - caiu 0,66%, a 5.784,10 pontos, acumulando perdas pelo quarto pregão seguido, o que não ocorria desde abril.


Bolsas da Europa

As Bolsas europeias abriram o pregão desta terça-feira em alta, ensaiando uma recuperação das robustas perdas de segunda, quando foram pressionadas por alegações contra grandes bancos locais e dos EUA e por preocupações com o aumento de casos de covid-19 na Europa. Às 4h09, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres subia 0,58%, a de Frankfurt avançava 0,74% e a de Paris se valorizava 0,39%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 0,61%, 0,35% e 0,40%, respectivamente.


Petróleo

Os contratos futuros do petróleo operam em alta marginal na madrugada desta terça-feira, apagando apenas uma fração das perdas de cerca de 4% da sessão anterior, quando surgiu um escândalo envolvendo grandes bancos europeus e americanos e cresceram preocupações sobre o impacto do aumento de novos casos de covid-19 na demanda pela commodity. No fim da tarde, investidores vão acompanhar a pesquisa semanal do American Petroleum Institute (API) sobre estoques de petróleo e derivados dos EUA. Às 4h20 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para novembro subia 0,10% na Nymex, a US$ 39,58, enquanto o do Brent para o mesmo mês avançava 0,07% na ICE, a US$ 41,46.
Sergio Caldas
Fonte: Estadão
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas