União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Tempo: chuva se espalha pelo Brasil na 1ª semana da primavera
Publicado em 22/09/2020 às 10h52
A primavera começa nesta terça-feira, 22, às 10h31. A estação marca a transição do inverno seco e frio para o verão úmido e quente. Nesta primeira semana da nova estação, a chuva se espalha pelo Brasil, com os maiores acumulados concentrados no Rio de Janeiro, onde estão previstos mais de 75 milímetros, e na região Norte, onde deve chover entre 20 e 50 milímetros. No Rio Grande do Sul, a chuva retorna acima de 100 milímetros no próximo fim de semana, entre Santa Maria e Porto Alegre.

Apesar de a primeira semana de outubro ser seca e quente novamente, a instalação de soja deve começar no oeste e norte de Mato Grosso e em Rondônia. Já choveu cerca de 25 milímetros em Sapezal (MT) e 35 milímetros em Carlinda (MT).

Com o retorno da chuva, o plantio também deve acontecer no sudoeste e oeste do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com menor risco de perdas nos dois primeiros estados, que terão chuva mais regular até o fim da primeira semana de outubro.

A precipitação também voltou e prosseguirá sobre as áreas de café, com algo entre 20 e 50 milímetros na Mogiana, sul e Zona da Mata de Minas Gerais e partes do Cerrado e do Espírito Santo.


O que tivemos até agora

A semana começou fria com geadas na Campanha e nas serras gaúcha e catarinense. Ainda há previsão de frio e geadas na terça-feira, 22, mas sem afetar as áreas majoritárias de milho, trigo e soja dos dois estados.

Nas próximas 24 horas, há previsão de temporais com rajadas de vento de 80 km/h e eventual queda de granizo desde Goiânia (GO) até o interior do Pará e do Amazonas, passando pelo sul de Tocantins e norte de Mato Grosso, e entre a região central de São Paulo e a região de Barra do Garças (MT), passando pelo norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e sudoeste de Goiás. Além dos temporais, as rajadas de vento alcançam 60 km/h em Itapeva (SP), Avaré (SP) e Itapetininga (SP) nesta terça-feira, 22.
Pryscilla Paiva
Fonte: Canal Rural
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas