União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Combustíveis Fósseis

Petrolíferas apostam no crescimento do petróleo, na contramão do Acordo de Paris
Publicado em 24/09/2020 às 16h46
Foto Notícia
O Instituto de Pesquisa dos Estados Unidos especializado na indústria de petróleo, o Oil Change International (OIC), divulgou nesta semana um relatório sobre o efetivo compromisso das grandes empresas de petróleo americanas (Chevron e ExxonMobil) e europeias (bp, Equinor, Repson, Shell, Eni e Total) com as mudanças climáticas. A constatação é que a produção de petróleo, e portanto a emissão de carbono na atmosfera, tende a crescer até 2030. Já a extração de gás natural, considerado por parte dos especialistas o combustível da transição, deve cair.

O relatório da OIC, elaborado a partir de projeções da consultoria Rystad Energy, analisa se as ações para a indústria de petróleo e gás dessas empresas contribuirão efetivamente para mitigar as mudanças climáticas.

"Quase todas as grandes empresas de petróleo e gás vão contribuir ainda mais com a crise climática até 2030. Nenhuma delas liberou um compromisso climático ou plano de sustentabilidade que atenda aos critérios mínimos de alinhamento com o Acordo de Paris. Os governos vão precisar intervir para assegurar uma eliminação gradual (dos fósseis) que reflita a urgência e a ambição dos limites de temperatura (previstos no acordo)", afirma o documento.

Em vez de focar nos investimentos no segmento de renováveis, o estudo avalia se os projetos futuros de exploração e produção de petróleo e gás natural vão contribuir para diminuir ou não o aquecimento global.

O que a OIC demonstrou é que a presença do petróleo nos portfólios das grandes petrolíferas está em ascensão, com exceção da italiana Eni, que prevê queda de 2%. Nas demais empresas, o cenário é de expansão significativa de fontes mais poluentes, principalmente nas gigantes do setor ExxonMobil e Shell, que na próxima década devem elevar a extração de petróleo em 52% e 22%, respectivamente.

Já a produção de gás natural deve perder força até 2030. Segundo o relatório da OIC, somente a bp, a ExxonMobil e a Shell devem elevar suas produções no período. No conjunto das multinacionais, o petróleo deve ganhar espaço em relação ao gás, considerado estratégico na transição energética.

A OIC também analisa se as empresas têm ambições de reduzir suas novas atividades exploratórias de petróleo nos próximos dez anos. Segundo a análise do Instituto, isso já acontece na bp, que em dez anos vai diminuir a busca por novos reservatórios em 30%, e na Eni, que seguirá a mesma trajetória daqui a cinco anos. As demais petrolíferas não preveem qualquer ação nesse sentido nesse período.
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024