União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Real engata 3ª semana de perdas, mas cai menos que pares emergentes
Publicado em 25/09/2020 às 17h32
O dólar fechou em alta nesta sexta-feira, ao fim de uma instável semana na qual o apetite por risco sofreu um golpe em meio a renovados temores sobre o estado da economia mundial e a evolução da Covid-19.

A moeda norte-americana voltou a se aproximar de 5,60 reais nesta sessão, depois de ter superado esse patamar na véspera, mas a partir do fim da manhã as compras diminuíram, o que ajudou a cotação a encerrar mais próxima da mínima intradiária do que da máxima.

O dólar à vista fechou a sessão em alta de 0,74%, a 5,5538 reais na venda --a quinta alta em seis sessões.

Na semana, o ganho foi de 3,29%, terceira semana consecutiva de valorização. Com o movimento dos últimos cinco dias, o dólar passou a acumular apreciação de 1,33% em setembro, elevando os ganhos em 2020 para 38,40%.

A força do dólar ante o real nesta semana ocorreu em sintonia com a reação de preço da moeda no exterior. A divisa foi beneficiada por fluxos de demanda por segurança depois de indicadores apontando desaceleração econômica nos EUA e na Europa elevarem temores sobre a sustentabilidade da recente retomada.

A esse medo se somaram novas medidas de confinamento em algumas nações europeias, enquanto os Estados Unidos seguiram presos a um impasse sobre novos estímulos num momento em que o Federal Reserve expressa que há pouco o que se fazer adicionalmente do lado da política monetária.

O índice do dólar subia 0,3% no fim da tarde, alcançando o maior nível em dois meses. O índice saltava 1,7% na semana, a caminho da maior valorização no período desde a semana finda em 5 de abril. Ante a mínima em dois anos atingida em 1º de setembro, o dólar no exterior acumulava ganho de 3,1%.

Nesta sexta, pares do real como peso colombiano (-1,6%), rand sul-africano (-1,3%) e rublo russo (-1,2%) lideravam as perdas globais. O peso mexicano cedia 0,7%.

"A correção do mercado que esperávamos começou e há mais por vir, apoiando o dólar e o iene. Esperamos que a maior volatilidade das moedas emergentes se sustente para além das eleições nos Estados Unidos", disseram analistas do Bank of America em nota.

Adicionalmente, o mercado de câmbio doméstico sentiu nos últimos dias impactos de maior estresse na renda fixa, em meio a escalada nas taxas de juros de mercado pela combinação entre aumento das ofertas de títulos públicos pelo Tesouro Nacional, menor demanda pelo mercado e incerteza fiscal --num contexto de Selic nas mínimas históricas.

Há que se chamar atenção, porém, para o melhor desempenho do real no universo das divisas emergentes nesta semana. A moeda brasileira subiu 2,6% ante o peso mexicano, 1,2% frente ao peso colombiano, 0,2% contra o peso chileno e 1,9% em comparação ao rand sul-africano, por exemplo.

Na avaliação do Citi, a "barra" para o real depreciar mais que seus pares está agora "mais alta", com o banco ressaltando que a recuperação da economia brasileira está emitindo sons "mais altos".

O Morgan Stanley elevou as projeções para o desempenho da economia brasileira em 2020 e 2021, avaliando que tanto consumidores como empresários estão em melhor situação para contribuírem para a retomada, em meio a uma política monetária estimulativa.

Analistas do banco norte-americano comunicaram a mudança de estimativas em relatório nesta sexta-feira no qual fizeram comparações com as perspectivas para o México --e concluíram que a economia brasileira está "bem à frente" do rival latino-americano na corrida para sair do fundo do poço.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas