União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Ministro Bento Albuquerque participa de reunião de Ministros de Energia do BRICS
Publicado em 16/10/2020 às 07h07
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou, nesta quarta-feira (14/10), da 5ª Reunião de Ministros de Energia do BRICS, em formato de videoconferência. O evento marca o último ano da Presidência da Rússia no agrupamento. O Ministro Bento Albuquerque ressaltou o excelente nível de coordenação no âmbito do BRICS, em momento marcado pela pandemia da COVID-19. "Mais do que nunca, nossa coordenação e cooperação são essenciais. Devemos sinalizar, aos operadores públicos e aos agentes privados, nossa convergência de propósitos e nossa determinação em garantir a segurança energética dos nossos países, essencial para a retomada da atividade econômica mundial", afirmou o Albuquerque.

No último ano, verificaram-se avanços concretos na cooperação em energia no âmbito do grupo, com a consolidação da Plataforma de Cooperação em Pesquisas Energéticas do agrupamento. A Plataforma conta com onze linhas de trabalho: estudos comparados sobre os setores energéticos dos BRICS; cooperação tecnológica; digitalização; energias renováveis; carvão; bioenergia; gás natural; transportes; eficiência energética; capacitação e "smart grids".

Nessa reunião foram apresentados os primeiros resultados da Plataforma, materializados em relatórios detalhados sobre o setor energético nos países dos BRICS, os quais servirão de base para a prospecção de novas iniciativas de colaboração, bem como foi apresentado o levantamento consolidado sobre as iniciativas de cooperação em tecnologia da energia em curso entre os países do agrupamento.

Os países integrantes do grupo fornecem energia, diariamente, para 40% da população mundial, cerca de 3 bilhões de pessoas. São responsáveis por 37% do consumo global de energia e por 42% da energia renovável consumida no mundo.

Além dos documentos técnicos, foram aprovados nessa Reunião Ministerial: i) Comunicado Conjunto Ministerial; ii) Road Map para a cooperação em energia no BRICS.
14/10/2020
Fonte: Ministério de Minas e Energia
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas