União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Economia

Ibovespa fecha em alta, mas Wall St mina chance de bater 100 mil pontos
Publicado em 19/10/2020 às 17h59
O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira, com B3 entre os principais suportes e reagindo a declarações mais positivas sobre o cenário fiscal no país, movimento parcialmente contido pela influência negativa de Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa teve elevação de 0,35%, a 98.657,65 pontos, após ter registrado 99.917,22 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro somou 36,5 bilhões de reais, ampliado pelo vencimento de opções sobre ações, que movimentou 10,379 bilhões de reais.

Em Nova York, o S&P 500 caiu 1,6%, diante da ausência de novidades efetivas sobre novos estímulos fiscais nos Estados Unidos, antes da eleição presidencial em 3 de novembro.

Para o analista Rafael Ribeiro, da Clear Corretora, o Ibovespa devolveu boa parte dos ganhos com a piora em Wall St dada a resistência dos políticos nos EUA em aprovar um novo pacote antes das eleições.

Ele avaliou que a desaceleração do Ibovespa só não foi mais forte devido a sinalizações importantes sobre a responsabilidade fiscal pelo governo brasileiro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou que o time econômico conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro para manutenção do teto de gastos, enquanto presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a possibilidade de extensão do estado de calamidade pública "não existe".

"Sem dúvida esse tipo de sinalização em prol ao compromisso fiscal é positiva, mas isso é esperado pelo mercado, ou seja, não há upside adicional nesse sentido", afirmou.

"O que irá destravar o mercado e finalmente levar o rompimento das últimas máximas serão medidas concretas para o avanço da agenda de reformas e isso deve acontecer após o período de eleições", acrescentou Ribeiro.

Na mesma direção, Bolsonaro também afirmou que não tem como manter o pagamento do auxílio emergencial por um período maior devido ao endividamento do país, enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alertou sobre os efeitos das incertezas fiscais nos investimentos.

"Parece que o time todo se uniu em busca de uma melhora das condições financeiras no mercado, que vêm sendo afetadas por preocupações com o endividamento do país´, reforçou o diretor de investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos.

DESTAQUES
- B3 ON valorizou-se 3,31%, em meio à repercussão positiva sobre dados operacionais de setembro, quando o número de investidores ativos na bolsa superou 3 milhões.

- CIELO ON avançou 6,74%, encerrando uma sequência de cinco pregões no vermelho, período em que acumulou queda de mais de 6% e atingiu o menor preço desde maio.

- BRMALLS ON subiu 5,43%, após revelar estudos preliminares com a plataforma de shopping centers Ancar Ivanhoe para combinação parcial de portfólios.
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas