União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Inmet destaca quarta-feira com muitas pancadas de chuvas para o Brasil Central nesta 4ª
Publicado em 21/10/2020 às 11h12
Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira (21) tem previsão de muita pancada de chuvas para o Brasil Central. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, as chuvas podem acontecer com intensidade no Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.


Chove de maneira irregular em toda a região desde o começo desta semana e a tendência é de regularização das chuvas nos próximos dias em todo o Centro-Oeste brasileiro. Falando em volumes, o modelo Cosmo indica chuvas para os três estados e também para São Paulo. "No centro-sul de Minas Gerais podemos ter novas quedas de granizo devido ao aquecimento e umidade", afirma o meteorologista.

Segundo a Climatempo, o ar úmido está espalhado por quase todo país e a circulação dos ventos ajuda no crescimento de grandes nuvens, com potencial para provocar temporais."No sul e leste de São Paulo, deve chover com fraca a moderada intensidade à tarde e à noite. No norte de Minas, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde", afirma a previsão.

Também tem alerta para temporais para noroeste do Rio De Janeiro, no oeste do Espírito Santo, sobre o noroeste de Minas Gerais, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Rio Doce. "Também não tem risco de temporais no Tocantins e nem no norte e leste do Pará e no sul do Amapá", complementa. Já para o Centro-Oeste, a tendência é de períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuvas com raios entre a tarde e noite desta quarta-feira (21).

A partir de sexta-feira, dia 23, novo sistema deve entrar pelo extremo sul do Rio Grande do Sul, devolvendo as chances de chuvas para o estado. Segundo o Cosmo, neste dia, são previstos acumulados de até 30 mm.

A tendência é de evolução do sistema para as mais áreas do estado, com precipitação entre 20 e 30 mm em todo centro-sul do estado. O modelo mostra ainda tendência de que o sistema avance para o Centro-Norte do Brasil, aumentando inclusive os volumes de chuvas para o Mato Grosso.

Os modelos do Inmet vão de encontro com as atualizações do modelo GFS divulgadas nesta quarta-feira (21). Segundo o NOAA, no período entre 21 e 29 de outubro, os maiores volumes continuam sendo previstos para o Sudeste, com chances de precipitação entre 90 e 100 mm. O modelo indica ainda chances de chuvas entre 50 e 60 mm em todo o Centro-Oeste.

Já para o período entre 29 de outubro e 6 de novembro, o GFS sinaliza continuação das chuvas para o Sudeste e Centro-Oeste, mas indica tempo estável para a parte sul do Brasil.
Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas