União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Exportação do agro brasileiro tem volume recorde entre janeiro e setembro, diz Cepea
Publicado em 27/10/2020 às 18h00
As exportações do agronegócio do Brasil atingiram um novo recorde nos nove primeiros meses de 2020, com um volume 16% superior ao registrado em igual período do ano anterior, disse nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo órgão de Esalq/USP indicam ainda que os embarques do setor geraram receita de 79 bilhões de dólares entre janeiro e setembro, alta de 8% na comparação anual.

Segundo os pesquisadores do Cepea, os números em dólar refletem um aumento no volume exportado, pois os preços médios dos produtos na divisa norte-americana recuaram 6% no período. Em real, o faturamento cresceu 26% nos nove primeiros meses de 2020, diante da desvalorização de quase 16% da moeda brasileira frente ao dólar.

"O aumento das vendas externas se deve a incrementos nos embarques dos produtos do complexo da soja, das carnes, do setor sucroalcooleiro, algodão, frutas e madeira", afirmou o Cepea em comunicado.

As exportações de soja avançaram 32% na comparação anual, enquanto as de farelo de soja tiveram alta de 7%. O açúcar teve desempenho ainda mais firme, com alta de 71% ante 2019, disse o Cepea.

O órgão destacou ainda a continuidade do aumento da participação chinesa nas vendas do Brasil --de janeiro a setembro, os embarques para a China representaram 37% do total brasileiro. Os países da zona do euro tiveram participação de 14,3%, e os Estados Unidos de 6,3%.

"Caso o clima não atrapalhe, a elevada produção brasileira e o câmbio alto devem seguir favorecendo as vendas externas dos produtos do agronegócio nos próximos meses. Assim, tanto o volume quanto o faturamento em reais com as exportações brasileiras do agronegócio podem atingir recordes em 2020", concluiu o Cepea.
Gabriel Araujo
Fonte: Reuters
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas
DIVERSAS
Quando vai fazer frio no Brasil?
Publicado em 15/04/2024
AGÊNCIA UDOP
UDOP lamenta falecimento do Prof. Hasime Tokeshi
Publicado em 17/04/2024