União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Brasil terá La Niña
Publicado em 15/09/2020 às 08h23
Foto Notícia
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) anunciou oficialmente que há condições para o retorno da La Niña com mais de 80% de probabilidade para este ano no Hemisfério Sul. O pico deve ser entre novembro e janeiro. No Brasil, conforme o Portal Agrolink antecipou com o meteorologista Luiz Renato Lazinski (veja no vídeo), o fenômeno traz menos chuva na primavera, verão e outono no Sul do Brasil e um aumento das precipitações na Região Nordeste. Com isso é forte a possibilidade de nova estiagem a exemplo da safra passada no Sul.

A La Niña normalmente afeta uma ampla gama de commodities agrícolas, pois traz chuvas de inverno-primavera acima da média na Austrália, bem como no sudeste da Ásia, com potencial de inundações. Já nos Estados Unidos pode haver seca no sul durante o inverno. Na América do Sul, as áreas agrícolas da Argentina podem se tornar mais áridas.

Na última sexta-feira o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antecipou a previsão do tempo para os meses de setembro, outubro e novembro. De acordo com as previsões, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul devem apresentar chuvas dentro ou acima da média a partir deste mês. Para o Centro-Oeste, o prognóstico é de chuvas abaixo da média.

O fenômeno natural é oposto ao El Niño e consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental.
14/09/2020
Fonte: Agrolink
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas