União Nacional da Bioenergia

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ao continuar navegando
você concorda com nossa política de privacidade. Política de Privacidade

Diversas

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital
Publicado em 02/03/2021 às 15h49
Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso. Além dos recentes aumentos de preços na gasolina e no diesel, os motoristas enfrentam outro problema, que pode passar despercebido: a adulteração nas bombas dos postos. O tanque do seu carro pode estar recebendo menos combustível do que você está pagando.

Paulo Miranda, presidente da Fecombustíveis, a Federação Nacional de Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, explica como acontecem as fraudes.

Para tentar frear as fraudes eletrônicas que adulteram o volume do combustível entregue ao consumidor, o Inmetro vai implantar um dispositivo para certificação digital de bombas, nos postos de todo o país.

O objetivo é dificultar a ocorrência de fraudes eletrônicas, que ultrapassa R$20 bilhões por ano, segundo levantamento do setor.

A certificação digital vai permitir que o próprio consumidor, por meio de um aplicativo no celular, confirme que está levando a quantidade de combustível pela qual pagou na hora do abastecimento.

O chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno Couto, explica como será feita a verificação de possíveis fraudes na bomba de combustível.

Segundo o Inmetro, o regulamento técnico está em fase final de implantação.
Leandro Martins
Fonte: Agência Brasil
Fique informado em tempo real! Clique AQUI e entre no canal do Telegram da Agência UDOP de Notícias.
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas