Facebook
Instagram
Linkedin
Twitter
Youtube
Fale Conosco
Biocombustíveis: alternativa para os aumentos dos preços da gasolina e diesel
Publicado em 03/03/2021 às 11h54
Com consecutivos aumentos nos preços da gasolina e diesel, os biocombustíveis se tornam uma forma para redução dos valores dos combustíveis fósseis. Os biocombustíveis, fonte no qual todo material utilizado para geração de energia é a partir de biomassa orgânica, podem se tornar uma alternativa para reduzir os preços da gasolina e do diesel, que consecutivamente vem sofrendo reajustes. Nesse sentido, tomar medidas simples no ramo etanol, biodiesel, biogás e outros podem afetar positivamente no valor dos combustíveis fósseis.

Alternativas:

Com a mudança de impostos e incentivos fiscais, é possível reduzir o custo do etanol, do biodiesel e de outros biocombustíveis. Dessa forma, o preço desses combustíveis também recairá sobre o consumidor final, o que pode reduzir bastante o consumo de fósseis e trocar os biocombustíveis. O Brasil pode reduzir ou zerar suas importações de diesel e gasolina, reduzindo o preço desses combustíveis.

Miguel Novato, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em texto publicado em seu LinkedIn, apresentou algumas formas. Veja quais são elas:

a) Zerar o imposto do CBIO;
b) Zerar imposto de biocombustíveis;
c) Autorizar o Reidi pro Biogás;
d) Criar linha de crédito pra biocombustíveis com fundo garantidor do fundo clima;
e) Regulamentar o biogás em substituição ao GLP e reduzir os impostos dos caminhões e tratores a biogás);
f) Zerar o ICMS pra biocombustíveis por 3 meses;
g) Regulamentar a venda direta, e do B100.

Os biocombustíveis são uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.

Percebe-se que grande parte das propostas de incentivo aos biocombustíveis para redução de preços podem ser feitas sem complexidade e, portanto, têm impacto direto no mercado de combustíveis.
Roberta Souza
Fonte: Click Petróleo e Gás
Notícias de outros veículos são oferecidas como mera prestação de serviço
e não refletem necessariamente a visão da UDOP.
Mais Lidas